2026-06-23 10:38:39.0
Curso da UFSCar sobre Educação para o Envelhecimento integra plataforma do MEC
Em poucos dias após o lançamento o curso já teve mais de 3,4 mil visualizações
No último dia 15 de junho, o Ministério da Educação lançou o curso "EnvelheCiência: Educação para o Envelhecimento" no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (AVAMEC), o primeiro da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a ser oferecido na plataforma. A iniciativa é coordenada pela professora Marcia Cominetti, do Departamento de Gerontologia (DGero) da Instituição, e está voltada a diretores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O curso é inteiramente gratuito e já está disponível.
De acordo com Cominetti, a formação visa sensibilizar e qualificar os diretores e gestores escolares da Educação Básica para integrar, em suas práticas pedagógicas, o tema do envelhecimento populacional e o combate ao idadismo, também chamado de etarismo. "O preconceito etário pode se manifestar de diversas formas no ambiente escolar, e o curso busca equipar gestores, diretores e a equipe escolar como um todo para identificá-lo e enfrentá-lo", aponta a docente.
A professora expõe que "o Brasil envelhece e os professores também e esse curso chega justamente para preparar quem está na escola para essa realidade". Com a oferta do curso pelo AVAMEC é possível alcançar gestores em qualquer parte do país que, normalmente, não teriam acesso ao conteúdo da iniciativa. "Além disso, por ser o primeiro curso da UFSCar na plataforma, abre-se o caminho para que outras iniciativas da Universidade sobre temas sociais cheguem a esse mesmo público", acrescenta Cominetti.
A professora contextualiza a temática e destaca a relevância de abordar o tema do envelhecimento para esses profissionais da Educação. "Diretores e coordenadores convivem todos os dias com situações em que o idadismo aparece sem que percebam, na forma como tratam professores mais velhos ou na ausência de atividades que conectem gerações dentro da escola", afirma. O curso dá ferramentas práticas para que esses gestores reconheçam isso e transformem a escola num espaço que prepara os alunos para uma sociedade que está envelhecendo. Durante a atividade, exemplos de atividades intergeracionais são apresentados, com destaque para projetos desenvolvidos na UFSCar.
O conteúdo aborda também temas que impactam diretamente o processo de envelhecer, como a intergeracionalidade, as demências e sua prevenção, além das possibilidades de um envelhecimento com maior qualidade de vida.
A equipe responsável pelo curso também é formada pela gerontóloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) Karen Pulgatti e pela doutora em Sociologia pela UFSCar Giulianna Denari, com consultoria da doutora Lea Veras, especialista em formação de professores e docente da rede municipal de São Carlos.
Desde o lançamento, o curso já acumula mais de 3,4 mil visualizações. A formação é totalmente gratuita e está disponível em https://avamec.mec.gov.br/v2/#/curso/listar?query=envelheciencia.
Contato para esta matéria:
Gisele Bicaletto Telefone: (16) 33066595
« voltar