2026-02-09 10:50:05.0
UFSCar e Katléia Lab desenvolvem exame genético capilar de alta precisão
Tecnologia patenteada analisa 60 marcadores genéticos de 20 genes e permite cuidados capilares personalizados com base em DNA
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Katléia Lab desenvolveram o Hair DNA®, um exame genético avançado capaz de mapear 60 polimorfismos em 20 genes e identificar sete perfis capilares, permitindo tratamentos personalizados e baseados em ciência. A tecnologia possibilita mapear predisposições genéticas relacionadas à queda, crescimento, envelhecimento, inflamação e resposta a tratamentos tópicos, nutracêuticos e dermocosméticos.
Diferente de exames genéricos, o Hair DNA® identifica sete perfis distintos, incluindo predisposição à calvície hormonal, eficácia a inibidores androgenéticos (substâncias que reduzem a ação de hormônios ligados à queda capilar), crescimento capilar, manutenção da fase anágena (fase ativa do ciclo do fio, quando ocorre o crescimento), envelhecimento e antioxidantes, perfil inflamatório e sensibilidade a tratamentos anti-inflamatórios. A partir desse mapeamento, um algoritmo qualitativo automatizado integra essas informações a dados clínicos e de estilo de vida para gerar uma análise sinóptica (análise integrada dos dados), que orienta a formulação de tratamentos personalizados.
"A solução integra genética, inteligência aplicada e formulação personalizada, representando um avanço na tricologia de precisão no Brasil. O exame e as soluções desenvolvidas foram concebidos para auxiliar profissionais da saúde capilar a trabalhar com personalização, predição e precisão nos tratamentos. A ciência, aliada ao cuidado profissional, eleva o nível da personalização", explica Valéria Longo, fundadora e diretora da Katléia Lab. Segundo a pesquisadora, estudos conduzidos por equipes multidisciplinares mostram que a personalização, quando alinhada às particularidades de cada indivíduo, potencializa a melhora da saúde do couro cabeludo e da estrutura dos fios.
A Katléia Lab é uma empresa-filha da UFSCar, criada como spin-off - isto é, originada de pesquisa acadêmica que se torna um novo negócio a partir de resultados científicos - do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em parceria com a UFSCar, a empresa consolidou um dos projetos mais completos de tricologia de precisão no País, resultado de anos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e validação prática junto ao mercado.
O desenvolvimento da tecnologia contou com a colaboração do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da Universidade e suporte técnico do CDMF. A proteção da invenção foi realizada com apoio da Agência de Inovação da Instituição (AIn.UFSCar), com depósito de pedido de patente nacional junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Segundo Elson Longo, diretor do CDMF e Professor Emérito da UFSCar, o trabalho evidencia o papel da cooperação entre universidade e empresa no avanço científico: "Este desenvolvimento para cabelos e couro cabeludo, baseado em ciência, é inédito na literatura. Com o apoio do CDMF e da Fapesp, mostramos como a pesquisa acadêmica, quando articulada com a inovação tecnológica, impulsiona avanços rápidos e consistentes nessa área".
Anderson Cunha, docente do DGE, reforça a relevância da parceria: "Desde 2020 mantemos uma colaboração muito produtiva com a Katléia Lab. Fomos procurados para desenvolver uma estratégia inovadora de diagnóstico capilar e, a partir daí, construímos uma parceria sólida que se mostrou essencial tanto para o avanço científico quanto para o pedido de patente. A participação da empresa no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) foi decisiva, possibilitando a concessão de bolsas de doutorado e de Iniciação Tecnológica e Industrial que impulsionaram o desenvolvimento do trabalho. A UFSCar tem incentivado fortemente a aproximação entre universidade e setor produtivo, e a experiência com a Katléia Lab é um exemplo claro de como essa interação gera benefícios concretos. O resultado dessa cooperação é uma patente conjunta que simboliza o esforço integrado de todos os envolvidos", declara.
Além de Valéria Longo e Anderson Cunha, Lucia Helena Mascaro Sales, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, também é inventora da tecnologia. A colaboração com a Universidade e o apoio da Agência de Inovação da UFSCar exemplificam como a interação entre academia e setor produtivo transforma descobertas científicas em produtos que chegam ao mercado e beneficiam a sociedade.
O desenvolvimento do Hair DNA® também contou com apoio técnico e financeiro do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp, consolidando um projeto de pesquisa e inovação de alta complexidade.
Sobre a Katléia Lab
Fundada em 2017 por Valéria Longo e sediada em São Carlos (SP), Katléia Lab - Centro Avançado de Diagnóstico Capilar é uma spin-off do CDMF. O laboratório se destaca na área de avaliação e análise capilar, com expertise construída ao longo de mais de 15 anos de estudos e desenvolvimento em testes de eficácia e segurança no Laboratório de Cosmetologia da UFSCar.
É especializada na compreensão detalhada da estrutura capilar, nas alterações provocadas por processos químicos e físicos e nas técnicas mais eficazes de diagnóstico capilar. Seus testes inovadores - desenvolvidos a partir de dois projetos PIPE, financiados pela Fapesp - são conduzidos com rigor científico por uma equipe de doutores, mestres e técnicos altamente qualificados. As pesquisas desenvolvidas posicionam a Katléia como referência no mercado cosmético e dermocosmético nacional. Saiba mais em https://katleialab.com.br.
Sobre o CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Dados adicionais estão em https://cdmf.org.br.
Sobre a AIn.UFSCar
A Agência de Inovação da UFSCar (AIn.UFSCar) é, desde 2008, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFSCar. Criada para operacionalizar e fortalecer a política de inovação da instituição, a AIn tem como missão impulsionar a transformação de conhecimento científico e tecnológico em soluções de impacto econômico e social, promovendo a articulação entre universidade, empresas, setor público e sociedade.
Com competências estruturadas em inovação tecnológica e social, a AIn.UFSCar é responsável pela gestão estratégica da propriedade intelectual, incluindo patentes, cultivares, programas de computador e desenhos industriais, transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação. Na frente de transferência de tecnologia, já foram celebrados contratos de licenciamento de mais de 90 tecnologias (dos mais de 570 ativos protegidos), abrangendo áreas como biotecnologia, engenharia, saúde, materiais, agricultura e software, com um acumulado superior a R$ 23 milhões em royalties.
A Agência também coordena os fluxos institucionais para o uso de know-how e desenvolve ações para garantir segurança jurídica e valorização das criações acadêmicas. Mais informações em https://www.ain.ufscar.br.
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478
« voltar