2025-12-02 14:39:23.0

Olimpíada Sorocabana de Astronomia reúne 600 finalistas na UFSCar

Cerimônia de premiação será em 13 de dezembro

A edição 2025 da Olimpíada Sorocabana de Astronomia e Astronáutica (OSA) consolidou-se como uma das maiores iniciativas regionais de promoção da educação científica. Criada pelo Observatório Astronômico Educativo do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com o Centro Universitário Facens, a OSA tem como objetivo despertar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Ciências da Natureza, por meio de uma competição formativa voltada a estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos.
Inspirada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a OSA utiliza conteúdos científicos de forma integrada, promovendo habilidades de raciocínio lógico, leitura crítica, resolução de problemas e interpretação de fenômenos naturais. Além do caráter pedagógico, a Olimpíada se destaca por articular escolas, universidades e centros de divulgação científica da região, fortalecendo a formação de estudantes e professores.
De acordo com a organização, 4.371 estudantes participaram da primeira fase da OSA 2025, aplicada diretamente nas escolas da Região Metropolitana de Sorocaba. A prova, composta por questões objetivas e avaliando conhecimentos de Astronomia, Ciências e Matemática, abrangeu instituições públicas e privadas.
Os melhores classificados, um total de 594 estudantes, avançaram para a segunda fase, realizada no Campus Sorocaba da UFSCar e na Facens, no último dia 8 de novembro. A OSA adota sistema de classificação baseado exclusivamente no desempenho da segunda fase. De acordo com o desempenho individual, os estudantes recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas para aqueles que acertarem ao menos 50% da prova. Todos os participantes - alunos, professores e escolas - recebem certificados. A edição 2025 conta também com prêmios em dinheiro e bolsas de estudos.
A cerimônia de encerramento e entrega das medalhas e prêmios está marcada para 13 de dezembro, na Facens em Sorocaba, reunindo alunos, familiares, professores e instituições envolvidas. "Com ampla participação da comunidade escolar, rigor acadêmico e forte integração entre diferentes atores da Educação e da Ciência, a OSA 2025 reafirma seu papel como iniciativa estratégica para incentivar jovens talentos e fortalecer a cultura científica na região", afirmam os organizadores.
Contato para esta matéria: João Eduardo Justi  Telefone: (16) 981587168  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4