2025-11-25 06:44:49.0
Novo espaço na UFSCar será referência na América Latina na área de humanização e manejo da dor pediátrica
Centro PEDTech será instalado na Universidade a partir de cooperação internacional financiada pela União Europeia
O grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Cuidados Paliativos Pediátricos (NEDPALI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) anuncia que a Instituição receberá a instalação de uma unidade do Centro PEDTech - Laboratório de Dor Pediátrica. O espaço será instalado no Departamento de Medicina (DMed) e a previsão é que seja inaugurado em maio de 2026.
Esther Ferreira, docente do DMed e coordenadora do NEDPALI e do novo Centro PEDTech, explica que a nova unidade integra o Projeto HUPEDCARE, financiado pela União Europeia por meio do Programa Erasmus+. "A obtenção deste fomento internacional se tornou possível graças à parceria estratégica entre o NEDPALI da UFSCar e a Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), instituição líder e coordenadora geral do HUPEDCARE", relata a docente.
A cooperação entre as instituições foi fortalecida durante o pós-doutorado de Ferreira na UCLM, que teve apoio do CNPq, com foco em dor pediátrica e tecnologias aplicadas à saúde, o que contribuiu diretamente para a inserção da UFSCar no consórcio internacional. De acordo com a professora, a participação da UFSCar no projeto HUPEDCARE posicionou a universidade de forma estratégica no cenário internacional, promovendo troca de conhecimento, capacitação de docentes e discentes e desenvolvimento de pesquisas colaborativas sobre cuidado e dor pediátrica. "Com a criação do Centro PedTECH, essa atuação se amplia significativamente, oferecendo uma infraestrutura dedicada para pesquisa aplicada, inovação tecnológica, formação acadêmica e treinamento de profissionais de saúde, permitindo que a Universidade produza soluções concretas para desafios reais do cuidado pediátrico", reconhece Esther Ferreira.
O Centro PedTECH da UFSCar terá como objetivos: desenvolver tecnologias educacionais voltadas ao ensino e manejo da dor pediátrica; capacitar estudantes, docentes e profissionais da saúde; fortalecer a pesquisa e a inovação em dor pediátrica e cuidados humanizados; ampliar a integração da UFSCar com a rede internacional de Centros PedTECH do Projeto HUPEDCARE; além de potencializar o impacto social das ações do NEDPALI. "Com isso, a Instituição consolida seu papel não apenas como produtora de conhecimento científico, mas também como referência em humanização do cuidado, educação e desenvolvimento de tecnologias voltadas à saúde da criança, ampliando sua visibilidade e influência em debates internacionais sobre dor e cuidados paliativos pediátricos", define a coordenadora do novo centro.
NEDPALI e HUPEDCare
Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Cuidados Paliativos Pediátricos (NEDPALI) da UFSCar foi formado em 2018 e reúne docentes, pesquisadores e estudantes da Universidade e parceiros internacionais, com foco em pesquisa, ensino e difusão de boas práticas em cuidados paliativos pediátricos. Informações completas sobre o grupo estão no Instagram (@nedpaliufscar).
O HUPEDCare é um projeto internacional de pesquisa sobre o Ensino Superior como motor da humanização dos cuidados da dor pediátrica. Participam da iniciativa 15 universidades de oito países - Brasil, Peru, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Portugal, Polônia e Turquia. Informações completas estão no Instagram (Instagram) e neste site (https://project.hupedcare.com/?lg=pt), produzido pela UFSCar.
Contato para esta matéria:
Gisele Bicaletto Telefone: (16) 33066595
« voltar