2025-10-31 11:06:13.0

UFSCar conquista 1º lugar em 2 categorias na etapa regional Sudeste do Prêmio Fortec de Inovação

Universidade foi reconhecida por projetos de design e marca e de cultivar na edição 2025 da premiação

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio da sua Agência de Inovação (AIn.UFSCar) - o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Instituição, responsável por proteger e transferir as tecnologias da Universidade -, foi reconhecida com duas premiações na etapa regional Sudeste do Prêmio Fortec de Inovação 2025. A iniciativa, organizada pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), ocorreu no escopo do XIX Encontro Nacional Fortec, de 7 a 10 de outubro, em Porto Alegre (RS), e reconhece os mais relevantes projetos de inovação tecnológica do País, com alto impacto econômico, social e ambiental.

Das cinco categorias avaliadas (Patente concedida ou pedido de patente; Programa de computador; Inovação social ou ambiental com base em PI - Propriedade Intelectual; Design industrial ou marca; e Cultivar), a UFSCar conquistou primeiro lugar em Design industrial ou marca e Cultivar.

Na categoria Design industrial ou marca, o destaque foi o "TCP - Treinamento Corretivo Postural", projeto que surgiu de uma pesquisa acadêmica e evoluiu para a criação de uma marca voltada à promoção da saúde e da educação física. A iniciativa tem como inventora a professora Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.

Já na categoria Cultivar, o reconhecimento foi para o projeto "Desenvolvimento e proteção de cultivares de cana-de-açúcar pela UFSCar: inovação com impacto econômico e social", coordenado por Hermann Paulo Hoffmann, docente do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPVA-Ar) do Campus Araras e coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da UFSCar.

O Diretor Executivo da AIn.UFSCar, Daniel Braatz, destaca que a distinção reforça o papel da Universidade como uma instituição que vivencia a inovação em seu cotidiano: "No próprio dia a dia, nós conseguimos transpor os muros da Instituição e levar muitas das pesquisas que são feitas em laboratório para a sociedade."

Para ele, o resultado do Prêmio Fortec de Inovação 2025 evidencia o trabalho coletivo e a competência dos cientistas da Universidade. "Essas conquistas refletem a dedicação e a capacidade de nossos pesquisadores, que desenvolvem os estudos, estabelecem as interações com empresas e transformam conhecimento em impacto real."

Braatz também ressalta a contribuição da Agência de Inovação na integração entre ensino, extensão e pesquisa: "A AIn.UFSCar tem trazido um olhar transversal para a inovação, sustentando o tripé do ensino, da extensão e da pesquisa. Mais do que proteger a propriedade intelectual, nosso foco é garantir energia e recursos para a transferência de tecnologia", finaliza o Diretor.

Mais informações sobre o Prêmio Fortec de Inovação estão disponíveis em fortec.org.br.

Legenda da foto: Regiane Travensolo, Patricia Villar Martins, Ana Lucia Vitale Torkomian, Natalia Carolina dos Santos e Daniel Braatz no Prêmio Fortec de Inovação 2025. (Crédito: Divulgação AIn.UFSCar)

anexos:

Prêmio reconhece relevantes projetos de inovação tecnológica do País (Foto: Divulgação AIn.UFSCar)
Contato para esta matéria: Adriana Arruda  Telefone: (16) 33518478  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4