2025-10-20 14:58:22.0
Café Sociológico na UFSCar debate legado de Florestan Fernandes e o papel da Sociologia no Brasil
Evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas
A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza no dia 29 de outubro mais uma edição do Café Sociológico, que nesta ocasião abordará o tema "Florestan Fernandes e as Ciências Sociais no Brasil: a Sociologia como artesanato intelectual". O encontro acontece às 19 horas, no espaço de convivência localizado no piso 1 da BCo.
Aberto a toda a comunidade universitária e ao público em geral, o evento propõe uma reflexão sobre o papel da Sociologia na formação do pensamento crítico brasileiro, a partir da trajetória e da obra de Florestan Fernandes, um dos mais importantes intelectuais do País.
A conversa contará com a participação do professor Diogo Valença de Azevedo Costa, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e dos docentes da UFSCar Vera Alves Cepêda, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo), e Fábio José Bechara Sanchez, do Departamento de Sociologia (DS), que fará a mediação do encontro.
Os convidados trarão diferentes perspectivas sobre a contribuição de Florestan Fernandes para as Ciências Sociais brasileiras, explorando desde seus estudos folclóricos e pesquisas sobre os povos Tupinambá e as relações raciais no Brasil até seus debates sobre educação, desenvolvimento, capitalismo dependente e militância socialista.
Durante o Café, serão discutidos também conceitos como o de "artesanato intelectual", de Wright Mills, entendido como a capacidade de relacionar biografia, estrutura social e transformação histórica - um ponto essencial para compreender a profundidade da obra de Florestan. O debate se apoiará, ainda, em documentos e obras do autor que integram o acervo da própria Biblioteca Comunitária da UFSCar.
O Café Sociológico é uma iniciativa da Coordenadoria de Coleções Especiais e Obras Raras (ColEsp/BCo) e busca promover um espaço de diálogo, troca de ideias e construção coletiva do conhecimento. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar