2025-09-18 10:03:25.0
HU-UFSCar bate recorde no Dia E na saúde e realiza 320 atendimentos em São Carlos
Hospital integrou ação nacional e realizou exames, consultas e cirurgias
No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) foi um dos integrantes do mutirão "Dia E - Ebserh em Ação", realizando 320 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS).
A Coordenadora de Gestão da Clínica da Ebserh, a médica sanitarista June Barreiro, destacou a parceria dos Hospitais Universitários Federais no fortalecimento do SUS. "As atividades foram concentradas nesse Dia E, mas esse movimento acontece o ano inteiro em todos os hospitais da Rede, numa parceria da Ebserh, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, em um entendimento de que não dá mais para tolerar pacientes em filas de espera, aguardando por meses, às vezes por anos, para realizar um procedimento cirúrgico, um exame que pode provocar uma mudança na condução clínica do paciente. Se torna necessário ter parcerias com gestores municipais e estaduais nessa onda do Programa Agora Tem Especialistas. Precisamos cuidar e entender essas filas e acabar com aquilo que não pode mais esperar", relata.
Durante a ação, foram ofertados atendimentos nas especialidades de: Oftalmologia, Ortopedia, Endocrinologia, Infectologia e Ambulatório de Sexualidade, além de exames de ultrassonografia, tomografia, raio x, ecocardiograma, eletrocardiograma e teste ergométrico. Nesta Edição do Dia E o número de atendimentos já foi maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando totalizou 160 atendimentos. Neste último dia 13, foram 177 exames, 118 consultas e 25 cirurgias realizados no HU-UFSCar.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo o superintendente do HU-UFSCar, Thiago Russo, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. "Esse é o segundo evento anual do 'Ebserh em Ação' tivemos um aumento de 200% em relação ao que realizamos em julho. Recebemos aqui uma série de autoridades, para que a gente pudesse mostrar o papel do Hospital Universitário junto ao Sistema Único de Saúde da região. Além dos trabalhadores do Hospital, graduandos de Medicina e Enfermagem, residentes também participaram desse evento. Destaco ainda a participação ativa da reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira", pontua Russo.
Pela saúde pública
O "Dia E - Ebserh em Ação" é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Lucas Escapoli, jovem de 35 anos. "Faz três anos que estou esperando essa cirurgia e finalmente consegui fazer e agora me livro do problema", disse o jovem.
Para a cirurgiã responsável pelo procedimento, Pâmela Bellaz, atuar no mutirão foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. "Para mim, é uma honra estar participando do evento e tem um gostinho especial porque sou aluna, fiz Medicina na UFSCar e me dá um orgulho no coração ver como esse Hospital tem crescido, se fortalecido e oferecido um serviço de qualidade com dignidade para os pacientes do SUS. Ver esse hospital funcionando efetivamente, fazendo cirurgias, exames, procedimentos e internação é um alento no coração. Estou muito feliz de estar fazendo parte desse time", declara a médica.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do SUS. Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Contato para esta matéria:
Gisele Bicaletto Telefone: (16) 33066595
« voltar