2025-08-08 10:36:24.0

Live de lançamento do livro "A fala feminina: silenciamentos e resistências" acontece no dia 15/8, às 19 h

Obra aborda silenciamento da fala das mulheres ao longo da história

No dia 15 de agosto, sexta-feira, às 19 horas, será realizada a live de lançamento da obra "A fala feminina: silenciamentos e resistências", de autoria de Amanda Braga, professora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Carlos Piovezani, professor do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Além de um bate-papo com os autores, o evento contará com a convidada Mónica Zoppi Fontana, professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A transmissão acontece através do canal da editora Jandaíra no YouTube (https://bit.ly/4orjqNI).

Sobre a obra
A dominação masculina inventou a fala feminina, porque sempre quis calar as mulheres. São vários os meios usados para silenciar suas falas: de menosprezos pelo que elas dizem e pelo modo como falam, passando por violências físicas e simbólicas contra seus corpos, até chegar aos feminicídios. Assim começa a sinopse do livro.

De acordo com os autores, o livro "retraça a história desse longo silenciamento da fala das mulheres, mas também a de sua obstinada resistência a esse ancestral e ainda atual 'Cala a boca!'. Do mundo antigo ao Brasil contemporâneo, a fala feminina foi e ainda é concebida como sedução dos homens e perdição da humanidade". Por essa razão, as lutas femininas e feministas pela palavra, principalmente no espaço público, foram e continuam a ser batalhas decisivas para a emancipação das mulheres, sobretudo das que mais sofrem com os silenciamentos da dominação masculina, do colonialismo e das opressões de classe.

A obra tem apresentação da deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), prefácio de Marlène Coulomb-Gully, professora emérita da Universidade de Toulouse, na França, e especialista em relações entre gênero, linguagem e política, e quarta capa da deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ). 

Mais informações
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Jandaíra (www.editorajandaira.com.br/humanidades/a-fala-feminina-silenciamentos-e-resistencias). Mais informações podem ser obtidas com o autor pelo WhatsApp (16 98143-7309) ou e-mail cpiovezani@ufscar.br.

anexos:

Live de lançamento (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4