2025-07-08 11:26:11.0
Mutirão mobilizou Hospital Universitário da UFSCar com mais de 160 atendimentos pelo SUS
Iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas do Governo Federal e foi promovida pela Ebserh
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no último sábado, 5 de julho, o Dia E, mutirão com mais de 160 atendimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, foram ofertados cerca de 10 mil procedimentos assistenciais, em todo o país. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Os procedimentos realizados no HU-UFSCar foram: 19 cirurgias, 91 exames e 52 consultas. Dentre as especialidades atendidas, estão cirurgia vascular, ginecologia, oftalmologia e dermatologia. Também houve consultas multiprofissionais médicas, de enfermagem, farmácia e assistência social. Vale ressaltar que o número poderia ser bem maior, devido ao índice de ausências. Estavam previstos mais de 200 procedimentos, porém alguns pacientes faltaram ao agendamento.
"Esse evento claramente demarca a importância da Rede Ebserh, dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrando a sua potência para apoiar e resolver problemas de saúde da nossa população. São pessoas que estavam em lista de espera por muito tempo e que, nesse momento, a gente pode avançar com o atendimento dessas especialidades, contribuindo para a redução dessas filas", disse o superintendente do HU-UFSCar, Thiago Luiz de Russo.
A dona de casa Isabel Cristina Wenzel é uma dessas pacientes. Ela estava há um ano aguardando para fazer cirurgia vascular e foi contemplada com o mutirão. Para Talia Ingrid dos Santos, mãe do Samuel Henrique dos Santos Oliveira, o mutirão representa mais saúde para o seu bebê. "A gente foi atendido no HU-UFSCar em duas internações. E, na segunda, acabou descobrindo um sopro, um buraco de seis e um de três milímetros. E ele continua o tratamento aqui. Os exames estão sendo bem agilizados. Eu vim ao mutirão e foi muito importante para nós, porque hoje ele está conseguindo fazer o exame e encaminhar para o cardiologista", declarou Talia.
A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, enfatizou a participação da Universidade por meio dos residentes, estudantes e professores que tem o HU como campo de prática. "É uma alegria ver essa parceria se reestruturar e se fortalecer unindo a educação, a formação de profissionais, geração de conhecimento e a saúde, garantindo uma assistência de qualidade para a população brasileira e para o município de São Carlos", salientou a Reitora.
O superintendente, Thiago Luiz de Russo, destacou a visita da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde. "Tivemos a oportunidade de receber a professora Ana Haddad, e pudemos perceber a importância da interface entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde e a grande potência para a inovação em saúde digital que o nosso hospital tem para contribuir para o SUS local".
Além dos profissionais do HU-UFSCar envolvidos, estiveram presentes o coordenador de Planejamento de Pessoal da Rede Ebserh, Heli Santos Vieira da Costa; a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFSCar, Jeanne Michel; o vice-prefeito de São Carlos, Roselei Françoso; o vereador presidente da Comissão Municipal de Saúde, Elton Carvalho; e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Terezinha Oliveira Souza de Almeida.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o País. "Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de acesso à atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor", defende.
Rede Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478
« voltar