2025-06-24 10:14:42.0
UFSCar é destaque em ranking que mede compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Universidade figura entre as cinco melhores do país no ODS 7 (Energia limpa e acessível) e entre as seis primeiras no ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura)
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) alcançou, em 2025, seu melhor desempenho no THE Impact Rankings, avaliação internacional promovida pela revista britânica Times Higher Education (THE), que mede o impacto social e ambiental das instituições de Ensino Superior com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste ano, a UFSCar foi classificada na faixa 601-800 entre 2.526 universidades de 130 países - o maior número de participantes desde a criação do ranking. Também obteve sua maior pontuação geral desde 2022, ano em que estreou na avaliação: 66 pontos de um total de 100.
Entre os destaques, a Universidade manteve a colocação entre as posições 201-300 no ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), com ênfase em ações de combate à insegurança alimentar estudantil, como a oferta de refeições saudáveis, sustentáveis e inclusivas nos restaurantes universitários. "A alimentação adequada é uma das dimensões fundamentais para a permanência estudantil com qualidade. Essa posição no ranking reforça o compromisso da UFSCar com políticas institucionais que garantem o direito à educação e à segurança alimentar", afirma a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira.
A Universidade também alcançou, pela primeira vez, posições de destaque nos ODS 7 (Energia limpa e acessível) e ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ambos na faixa 101-200. Com isso, posicionou-se entre as cinco instituições brasileiras mais bem classificadas no ODS 7 e entre as seis primeiras no ODS 9.
Na dimensão da pesquisa, os avanços também foram expressivos. A UFSCar obteve 98,4 pontos no ODS 9, 84,7 no ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 71,7 no ODS 5 (Igualdade de gênero), evidenciando uma produção científica de excelência, articulada com os desafios da Agenda 2030 da ONU.
"Esses indicadores mostram a relevância da UFSCar como universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Produzimos conhecimento comprometido com valores democráticos, justiça social e sustentabilidade", complementa a Reitora.
A participação no THE Impact Rankings exige a submissão de evidências e dados quantitativos e qualitativos sobre ações institucionais relacionadas aos 17 ODS. As informações incluem políticas, programas, indicadores de desempenho, práticas de gestão, ensino, extensão, pesquisa e inovação, demonstrando o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões.
Na UFSCar, a coleta e a organização desses dados para participação nos rankings são realizadas pelo Grupo de Trabalho Rankings, vinculado à Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI). A preparação para o ciclo 2026 do ranking será iniciada em breve, e a colaboração das unidades acadêmicas e administrativas será essencial para garantir a qualidade dos dados submetidos.
Mais informações sobre a metodologia e os resultados do ranking podem ser obtidas no site da Times Higher Education, em https://www.timeshighereducation.com/impactrankings.
Sobre os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de ser possível atingir a Agenda 2030 no Brasil.
São, no total, 17: Erradicação da pobreza (1º), Fome zero e agricultura sustentável (2º), Saúde e bem-estar (3º), Educação de qualidade (4º), Igualdade de gênero (5º), Água potável e saneamento (6º), Energia limpa e acessível (7º), Trabalho decente e crescimento econômico (8º), Indústria, inovação e infraestrutura (9º), Redução das desigualdades (10º), Cidades e comunidades sustentáveis (11º), Consumo e produção responsáveis (12º), Ação contra a mudança global do clima (13º), Vida na água (14º), Vida terrestre (15º), Paz, justiça e instituições eficazes (16º) e Parcerias e meios de implementação (17º).
Dados adicionais podem ser acessados em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478
« voltar