2024-02-09 14:41:31.0

UFSCar abre edital para formação de cadastro reserva para tutores e supervisores do Programa Mais Médicos

Inscrições estarão abertas entre 14 e 23 de fevereiro

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma das instituições supervisoras do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), atuando no apoio tutorial e na supervisão acadêmica dos médicos nas regiões que pertencem à Rede Regional de Atenção à Saúde - RRAS 13 - integrada pelos Departamentos Regionais de Saúde das regiões de Araraquara, São Carlos, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. Entre os dias 14 e 23 de fevereiro, a Universidade recebe as inscrições no processo seletivo para a formação de cadastro reserva de pessoas candidatas à tutoria e supervisão médicas do PMMB.
O Programa Mais Médicos tem como um de seus objetivos fortalecer a prestação de serviços de Atenção Básica em Saúde no País e a política de educação permanente com a integração ensino-serviço, por meio da atuação das instituições de Ensino Superior na supervisão acadêmica das atividades desempenhadas pelos médicos. Esta seleção é aberta a profissionais com graduação em Medicina e que sejam portadores do registro no conselho profissional do estado de São Paulo.
Em função das especificidades requeridas para o desempenho das atividades de apoio pedagógico e supervisão acadêmica, as pessoas candidatas devem comprovar formação e/ou experiência compatível com as políticas e ações de Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Ainda para a atuação na supervisão, é preciso residir ou trabalhar no estado de São Paulo, com comprovação no ato da inscrição, e para a tutoria é preciso ser docente da UFSCar. Todas as informações e orientações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, acessível em https://bit.ly/488QSiD.

Atuação
De acordo com Geovani Gurgel, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar que atua na supervisão do PMMB pela Instituição, o papel de apoio tutorial e supervisão acadêmica consiste em "trabalhar junto com o médico na articulação com a gestão local ou municipal e as equipes de Saúde na construção de redes assistenciais e na qualificação do trabalho assistencial desenvolvido na Atenção Primária, além de se colocar como retaguarda para a demandas técnico-profissionais que os médicos, individualmente, possam apresentar ao longo de seu desempenho no trabalho". O professor explica que, no conjunto, a UFSCar também oferta atualizações sobre temas e problemas gerais e situacionais como, por exemplo, o surto atual de dengue e a pandemia da Covid-19, orientando e divulgando informações atualizadas e padronizadas a respeito de condutas, procedimentos e protocolos a seguir.

anexos:

Foco do PMMB é a Atenção Básica no SUS (Foto: Freepik)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4