2024-01-22 12:17:04.0

UFSCar conquista bolsas de Residência em área Profissional da Saúde; inscrições vão até 26/1

São ofertadas 29 vagas em três programas, em edital vinculado ao Ministério da Saúde

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até o dia 26 de janeiro, para seleção de bolsistas referentes ao edital da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES),  vinculada ao Ministério da Saúde, para os Programas de Residência - Área Profissional da Saúde (PRAPS - Uniprofissional e Multiprofissional). A UFSCar foi contemplada com bolsas para os três programas submetidos ao edital: Residência Multiprofissional em Saúde Mental (PRMSM); Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso - Atenção às doenças crônicas (PRMSAI); e Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF). 
Os três programas constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização caracterizado por treinamento em serviço, abrangendo conteúdos teóricos e práticos nas subáreas de interesse e áreas prioritárias ao SUS, como Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica à Saúde, História da Saúde Pública no Brasil, Reforma Sanitária, Princípios de diretrizes do SUS. Os programas terão inicio em 1º de março. Confira o edital em www.proex.ufscar.br/residenciasufscar/processo-seletivo-residencias-multiprofissionais-2024.
Os PRAPS terão duração de dois anos com carga horária de 60 horas semanais, incluindo atividades aos finais de semana, num total de 5.760 horas de atividades teóricas, práticas e teórico/práticas. As atividades serão desenvolvidas no Campus São Carlos, na Unidade Saúde Escola (USE), no Hospital Universitário (HU), todos da UFSCar, e nos equipamentos SUS do município, nas unidades de Atenção Básica e especializada elencados em cada Programa. Entre as ações de integração, educação, gestão, atenção e participação social no SUS, estão incluídas as horas dedicadas à participação obrigatória em campanhas e mutirões (vacinação, educação em saúde, entre outras); e em espaços de participação social, como Conselho Municipal de Saúde e Conferências de Saúde.
A Bolsa Trabalho, no valor previsto de R$ 4.106,09, está sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias nos termos da lei. O residente deverá ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver qualquer outra atividade profissional ou outras atividades de formação (pós-graduação latu sensu ou stricto sensu) que exija dispensa da assiduidade integral à Residência, nem poderá acumular bolsas. Podem candidatar-se à seleção para os Programas de Residência profissionais de Saúde das seguintes áreas: Enfermagem, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição e Farmácia, portadores de diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), emitido há no máximo cinco anos, e estudantes que portarem atestado de estarem cursando o último semestre da graduação em instituição e curso reconhecido pelo MEC e concluirão o curso até 29 de fevereiro de 2024.

Número e distribuição de vagas
Ao todo, são ofertadas 29 vagas, sendo: - Residência Multiprofissional em Saúde da Família: 10 vagas (Enfermagem - 2 vagas; Odontologia - 2 vagas; Psicologia - 2 vagas;  Terapia Ocupacional - 1 vaga; Serviço Social - 1 vaga; Nutrição - 1 vaga; Fisioterapia - 1 vaga)- Residência Multiprofissional em Saúde Mental: 12 vagas (Enfermagem - 3 vagas; Psicologia - 3 vagas; Terapia Ocupacional - 3 vagas; Serviço Social - 3 vagas- Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e da Pessoa Idosa - Atenção às Doenças Crônicas:  7 vagas (Enfermagem - 1 vaga; Farmácia - 1 vaga; Psicologia - 1 vaga; Terapia Ocupacional - 1 vaga; Serviço Social - 1 vaga; Nutrição - 1 vaga; Fisioterapia - 1 vaga)
A seleção será feita através de análise de currículo. Todas as informações devem ser conferidas no edital publicado pela UFSCar, disponível em www.proex.ufscar.br/residenciasufscar/processo-seletivo-residencias-multiprofissionais-2024. "A UFSCar já teve um Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade no período de 2007 a 2014. Este programa foi considerado modelo nacional em formação de residência multiprofissional, inclusive tivemos egressos deste programa que foram trabalhar em áreas estratégicas do Ministério da Saúde (gestão e educação na saúde), e também atuando em departamentos das secretarias estaduais da saúde. E temos egressos que hoje são docentes e técnico-administrativos da UFSCar, inclusive compondo a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) da UFSCar", explica Luciana Nogueira Fioroni, professora do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenadora da COREMU/UFSCar.
Para Fioroni, as Residências fortalecem a formação técnica e crítica de futuros profissionais para o SUS e complementam a formação dos egressos da graduação - as residências são consideradas politicas públicas de fomento ao fortalecimento do SUS e da formação em saúde. "Para o município e a população atendida pelo SUS", continua, "fortalece demais porque provê 29 novos profissionais de saúde sem que o município tenha que ter custo, com isso, fortalece também a relação ensino/serviço e a UFSCar cumpre com sua responsabilidade social, cientifica e formativa, oferecendo essa formação robusta de dois anos de práxis em saúde, onde teoria e prática de fato são indissociadas", avalia.
Além do COREMU, a iniciativa contou com a realização da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); do Núcleo de Residências em Saúde (NuRes), vinculado à ProEx; da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU; da USE; do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); da Reitoria; e de coordenadores e vice-coordenadores dos programas aprovados: 1. Saúde da Família; 2. Saúde Mental; 3. Saúde do Adulto e da Pessoa Idosa. A conquista também conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, como parceira externa dos programas, em especial as coordenações do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial e a Seção de Coordenação de Saúde Mental.

anexos:

Unidade Saúde Escola, um dos locais de aulas (Foto: UFSCar)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4