2024-01-18 09:48:14.0

UFSCar oferta 2.917 vagas para ingresso em 66 cursos de graduação presenciais

Confira datas para inscrição no SiSU 2024 e das chamadas realizadas pela UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou o Edital ProGrad n. 020, de 8 de janeiro de 2024, para ingresso nos cursos de graduação presenciais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Edital pode ser conferido no Portal do Ingresso: www.ingresso.ufscar.br. 
A UFSCar está ofertando 2.917 vagas na primeira edição do SiSU/2024, distribuídas em 66 cursos presenciais de graduação nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter prestado o Enem 2023 e se inscrever no SiSU, no período de 22 a 25 de janeiro, quando podem escolher duas opções de cursos. No caso da UFSCar, todos os procedimentos para matrícula serão feitos integralmente online.
As informações completas sobre a seleção para ingresso na graduação na UFSCar 2023 podem ser acessadas na página de Orientações Gerais para Matrícula 2024, acessível pelo endereço www.ingresso.ufscar.br. Estão disponíveis o Edital completo, o Termo de Adesão ao SiSU, o Calendários de Chamadas e uma página com as dúvidas frequentes. A partir do resultado do SiSU 2024, as listas de convocação e resultados das comissões de verificação documental também serão publicadas na mesma página.

Confira algumas das datas importantes para o ingresso na graduação em 2024:
- Inscrições no SISU: 22 a 25 de janeiro de 2024, em https://acessounico.mec.gov.br/sisu
- Lista com a Primeira Chamada: 30 de janeiro de 2024 (horário de publicação a critério do MEC)
- Opção pela lista de espera (no site do SiSU): 30 de janeiro a 7 de fevereiro
- Requerimento Virtual de Matrícula da Primeira Chamada (sistema da UFSCar): 1º a 7 de fevereiro
- Publicação da Lista de Espera (portal do Ingresso): 19 de fevereiro (a partir das 18h) 
- Publicação da Lista de pessoas convocadas para a Manifestação Virtual de Interesse por vaga - Segunda Chamada: 21 de fevereiro de 2024
- Manifestação Virtual de Interesse por vaga - Segunda Chamada (procedimento obrigatório realizado no site da UFSCar): 23 a 25 de fevereiro
- Requerimento de matrícula da Segunda Chamada: 28 a 29 de fevereiro de 2024

As orientações para as manifestações de interesse e para as matrículas sempre são publicadas no Portal do Ingresso, o www.ingresso.ufscar.br. Todas as datas do processo seletivo, inclusive as datas a partir da Terceira Chamada, estão disponíveis no Anexo I do Edital - Calendário de Chamadas em Matrículas, também disponível no Portal do Ingresso. 
Importante: a leitura completa do edital e o conhecimento das datas do processo seletivo são fundamentais e de responsabilidade exclusiva do candidato.

Novidades no SiSU 2024
As duas novidades para o ingresso na graduação em 2024 são a participação do curso de Música no SiSU e a alteração da Lei de Cotas que inclui pessoas quilombolas concorrendo pelo sistema de reserva de vagas, a partir da Lei n. 14.723/2023.
O Curso de Licenciatura em Música da UFSCar é um curso de Graduação presencial, oferecido em período integral, com previsão de duração de 4 anos (8 semestres) e oferta de 24 vagas anuais, voltado para a formação de professoras e professores de música aptos a atuar na Educação Básica e/ou em outros espaços de ensino musical (projetos educacionais, escolas de música, conservatórios).
Mais informações a respeito do Processo Seletivo para a graduação da UFSCar podem ser obtidas por meio de contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar pelo e-mail ingresso@ufscar.br.
Contato para esta matéria: Agnes Arato  Telefone: (16) 981062742  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4