2024-02-16 14:55:28.0

UFSCar oferece pós-graduação em novo modelo de Intervenção Precoce na Infância

Especialização EaD capacita profissionais para atuarem em parceria com familiares de crianças

No Brasil, historicamente, as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Porém, estudos e práticas mais recentes na Europa e nos Estados Unidos indicam a necessidade da evolução para um modelo de intervenção precoce chamado de terceira geração, no qual a família é a protagonista da atenção, a equipe atua de modo transdisciplinar e as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto de cada paciente. Para habilitar profissionais a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas, estão abertas as inscrições no III Curso de Especialização (EaD) "Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A pós-graduação conta com material diferenciado apresentado em dinâmicas teórico-práticas. O curso aborda desde a origem das práticas centradas na família, sua história, princípios, assim como políticas e diretrizes no Brasil que envolvem a primeira infância. É ensinado como identificar as características da criança, as necessidades familiares e como implementar uma avaliação em uma perspectiva centrada na família. Todo o conteúdo tem fundamentação em pesquisas científicas atualizadas sobre as práticas recomendadas na área. Com um método de ensino eficaz, a especialização - alinhada com as demandas do mercado de trabalho - oferece uma visão ampla e global para a equipe de Saúde atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. Por meio de estudos de caso, os pós-graduandos podem aplicar instrumentos e protocolos e construir um Plano Individualizado de Intervenção Precoce, com seus objetivos funcionais.
As aulas começam em março. Com duração de 400 horas distribuídas ao longo de 18 meses, as disciplinas são desenvolvidas em uma aula síncrona mensal de quatro horas, aos sábados. O curso tem um corpo docente composto por professores da UFSCar, de outras universidades brasileiras, além de especialistas europeus e latino-americanos, por meio do apoio da Rede Iberoamericana de Intervenção Precoce e da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP - Portugal).
Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados - podem participar. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Na página, há mais informações, como valores de investimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ipibrasil@ufscar.br.

anexos:

UFSCar oferece pós em novo modelo de Intervenção Precoce na Infância (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Eduardo Sotto Mayor  Telefone: (16) 33519074  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4