2023-12-15 14:55:07.0

UFSCar recebe etapa sudeste da Olimpíada Brasileira de Satélites

Neste sábado, 16 de dezembro, haverá lançamento de balão estratosférico

Neste sábado, 16 de dezembro, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o encerramento do evento regional sudeste da Olimpíada Brasileira de Satélites, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Equipes do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio, Técnico e do Ensino Superior irão lançar os balões estratosféricos construídos ao longo da competição, a partir das 8h30, ao lado do Observatório, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
A Olimpíada Brasileira de Satélites é uma realização do MCTI, organizada pela UFSCar com apoio e parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), da Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão (Labre) e da Universidade de São Paulo (USP). Visando difundir a ciência e a tecnologia junto aos estudantes brasileiros do Ensino Médio, são promovidas experiências teóricas e práticas. Ao longo da competição, os participantes propõem aplicações e soluções de problemas usando satélites ou soluções para construir satélites e seus subsistemas.
Além disso, os estudantes montam um protótipo e planejam o voo em balão estratosférico. Para vencer é preciso desenvolver, integrar, testar, lançar e analisar os dados científicos obtidos pela experimentação do seu satélite durante os lançamentos. No evento deste sábado, serão selecionadas as melhores equipes da região sudeste para o evento nacional da Olimpíada Brasileira de Satélites. Mais informações em https://obsat.org.br.

anexos:

UFSCar recebe etapa sudeste da Olimpíada Brasileira de Satélites. Imagem: Divulgação
Contato para esta matéria: Eduardo Sotto Mayor  Telefone: (16) 33519074  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4