2023-11-29 13:16:13.0

Pesquisadora na área de Economia da UFSCar recebe prêmio internacional

Estudo premiado tem resultados que orientam políticas econômicas e tomadas de decisão em vários setores da economia

Um artigo de autoria da professora Andreza Palma, do Departamento de Economia (DEc-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com Eleonora de Oliveira e Marcelo Savino Portugal, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu distinção internacional com menção honrosa no Prêmio Banco Central Rodrigo Gómez.
De acordo com Palma, o artigo propõe uma nova estimativa para o hiato do produto, usando um modelo DSGE (modelo de equilíbrio geral dinâmico estocástico) com mudança de regime markoviana. O hiato do produto é uma variável-chave na economia - é a diferença entre o produto observado e o produto potencial, mas não é observada diretamente (ou seja, ela precisa ser estimada). É um indicador de ociosidade da economia e é acompanhado também pelo Banco Central. Se o hiato do produto é positivo (isto é, o produto acima do produto potencial), a economia está aquecida e isso pode gerar pressões sobre a inflação. Portanto, é um indicador de pressões inflacionárias ou deflacionárias de curto prazo. Policymakers e acadêmicos, além dos profissionais de mercado, têm grande interesse em medir de forma adequada essa variável. 
"O nosso estudo utilizou uma abordagem estrutural para estimar o hiato do produto, em vez de filtros estatísticos. O modelo DSGE tem como base o comportamento otimizador dos agentes, sendo o produto potencial e, consequentemente, o hiato do produto, estimado de forma consistente com a teoria econômica. Além disso, usamos uma abordagem com parâmetros variantes a fim de capturar as possíveis mudanças nos parâmetros da economia, que podem ter ocorrido devido a diferentes conduções da política macroeconômica no período pós metas de inflação. Dessa forma, o hiato do produto poderia ser estimado de forma mais robusta, além de podermos avaliar a contribuição dos choques sobre a variável estimada", explica a pesquisadora da UFSCar.
Como resultado, as estimativas foram capazes de capturar os principais momentos de recessão no período abordado. Além disso, nos exercícios de previsão realizados, a estimativa de hiato do produto se mostrou mais adequada que as outras para o longo prazo. "As contribuições fundamentais do estudo incluem a disponibilização de uma medida alinhada tanto com a teoria econômica quanto com a realidade brasileira. Isso é alcançado por meio da consideração de parâmetros variantes, especificamente, a mudança de regime markoviana. Os resultados obtidos poderão ser úteis para orientar políticas econômicas e para a tomada de decisão em vários setores da economia", destaca Palma.

Sobre o prêmio
O Prêmio Banco Central Rodrigo Gómez foi criado pelos Bancos Centrais da América Latina, para homenagear a memória do Diretor Geral do Banco do México (Dom Rodrigo Gómez), visando promover estudos de grande interesse para os Bancos Centrais. O prêmio tornou-se um parâmetro para as pesquisas relacionadas à política monetária e aos bancos centrais na América Latina. O prêmio é anual e ocorre desde 1972. 
"Este ano, tivemos a grande honra de estarmos entre os vencedores, recebendo a menção honrosa no prêmio, dando destaque à nossa pesquisa ao lado de outros pesquisadores renomados. Além disso, é uma grande satisfação sermos as duas únicas mulheres entre os ganhadores deste ano, contribuindo para destacar as mulheres em nossa profissão", conclui.
Mais informações sobre o prêmio e os ganhadores estão no site https://www.cemla.org/centralbankaward.html.
Contato para esta matéria: João Eduardo Justi  Telefone: (16) 981587168  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4