2023-11-30 11:49:49.0

Professor da UFSCar lança livro teórico-bibliográfico sobre Lévi-Strauss

Obra foi publicada pela editora da UFSCar

O professor Pedro Lolli, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Federal de São Caros (UFSCar), acaba de lançar, pela Editora da UFSCar, o livro "O Contínuo e o descontínuo em Lévi-Strauss". O estudo teórico-bibliográfico apresentado na obra busca fornecer uma introdução didática sobre o dualismo em Lévi-Strauss a partir do par conceitual contínuo e descontínuo. 
Segundo o autor relata no livro, "Lévi-Strauss é um dos grandes pensadores do século XX, não só da antropologia como do pensamento moderno europeu. Algo que não se deve tomar como exagero na medida em que sua obra ultrapassou em muito o debate antropológico. Há referências na linguística, na história, na matemática, na literatura, na filosofia, na geografia, na psicologia, na crítica literária, na biologia etc. Enfim, lembremos que a abordagem estruturalista na década de 1960 havia se impregnado em uma grande diversidade de campos disciplinares, como uma corrente inovadora do pensamento, e Lévi-Strauss tornara-se um dos principais expoentes do estruturalismo". 
O público-alvo do livro são estudantes e pesquisadores da área de Antropologia, Filosofia, Artes, Literatura, Linguística e demais áreas que tiveram influência do estruturalismo. A obra pode ser adquirida pelo site da EdUFSCar, em https://edufscar.com.br.

Sobre o autor
Pedro Lolli é professor de Antropologia na UFSCar; também é pesquisador associado do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador colaborador do Instituto Socioambiental (ISA). Desde 2007, desenvolve pesquisa e assessoria com os povos indígenas Yuhupdeh, que vivem na região do Alto Rio Negro. Trabalha principalmente com os seguintes temas: xamanismo e terapêuticas ameríndias, mitologia, política, natureza e cultura e filosofias ameríndias. Na extensão, atua sobretudo na área de saúde indígena.

anexos:

Capa do livro (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4