2023-10-24 18:00:06.0

Livros da EdUFSCar recebem menção honrosa do Prêmio ABEU

Entrega da premiação acontece no dia 17 de novembro

Dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) receberam menção honrosa do 9° Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). "Enciclopédia discursiva da Covid-19: o primeiro ano da pandemia no Brasil", organizado por Fernanda Castelano Rodrigues e Roberto Leiser Baronas, docentes do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e por Julia Lourenço Costa, pós-doutora em Linguística pela UFSCar, foi premiado na Categoria Linguística, Letras e Artes.; e "Amarelinho da Cana-de-açúcar: uma síndrome e não uma doença", de autoria de Sizuo Matsuoka, docente aposentado do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus Araras da UFSCar, recebeu o prêmio na Categoria Ciências Naturais e Matemática.
O diretor da EdUFSCar, Wilson Alves-Bezerra, destacou as premiações: "O prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias tem um significado especial para a EdUFSCar, porque é um reconhecimento de nossa área específica de atuação."

Enciclopédia discursiva da Covid-19
Essa publicação tem como objetivo principal romper com as barreiras da comunicação, viabilizando o acesso a informações cientificamente relevantes por meio de linguagem acessível, abrangente e objetiva, e concretizando, assim, o diálogo entre ciência, linguagem e público. O livro reúne textos que apresentam análises discursivas do funcionamento de alguns dos termos ou expressões que circularam com frequência na mídia brasileira no primeiro momento da pandemia, entre março e dezembro de 2020. São encontrados aqui dezessete verbetes que buscam evidenciar a intensa luta pela produção e circulação dos discursos sobre a Covid-19 no País. 
"Nós três, organizadores da obra, estamos extremamente felizes de receber essa menção honrosa porque ela coroa o trabalho que a EdUFSCar vem fazendo com as publicações, principalmente aquelas apresentadas por professores da Universidade e que são produto de projetos de ensino, pesquisa e extensão dentro da Instituição e que mostram a qualidade da produção de dentro da Universidade. Esse livro foi produzido no primeiro semestre de 2020, quando vivíamos os momentos mais difíceis no Brasil na pandemia. Essa produção mostra como os estudos da linguagem também  podem contribuir com o pensamento crítico, com a produção do conhecimento, inclusive nesses momentos de crise sanitária. No livro, colocamos em evidência os embates que tínhamos nos discursos que circulavam sobre a pandemia, evidenciando as posições ideológicas que estão presentes nesses discursos. É importante receber esse prêmio, entendendo como reconhecimento da nossa contribuição num momento tão dramático da humanidade", afirmou Fernanda Castelano.
Para o diretor da EdUFSCar, esse livro "é um trabalho de ponta, uma resposta da Universidade, no âmbito da linguagem, ao que poderia ficar invisível. Cabe ressaltaU que se trata de um livro também fruto de um projeto de extensão universitária, transdisciplinar, com pesquisadores de Letras e de Medicina, o InformaSUS-UFSCar. A universidade como um todo é reconhecida com essa Menção Honrosa. Ao mesmo tempo, mostra-se mais uma vez o terreno fértil das colaborações entre as Letras e a Saúde, que já tiveram lugar na própria UFSCar em outros projetos de extensão".

Amarelinho da cana-de-açúcar
O livro aborda uma suposta doença da cana-de-açúcar (amarelinho da cana-de-açúcar) que, na década de 1990, preocupou os produtores dessa cultura no Brasil, acometendo, principalmente, a variedade SP71-6163, na época, de alto valor. Desde o início, o pesquisador e autor Sizuo Matsuoka refutou a teoria de que se tratava de uma doença, argumentando que a baixa produtividade da variedade se devia a um complexo de estressores ambientais. Porém, a ideia geral era a de que se tratava de uma doença com causa específica, e as pesquisas no Brasil e no mundo se direcionaram para um vírus denominado vírus da folha amarela da cana-de-açúcar. Dissecando as complexas interações genético-ambientais que levam à expressão fenotípica, o livro apresenta como conclusão que o "amarelinho da cana-de-açúcar" é uma síndrome e não uma doença.
Matsuoka agradeceu ao reconhecimento do Prêmio, ressaltando a importância da obra que descreve um problema que envolveu mais de 30 anos de pesquisa. O diretor da EdUFSCar descreve que essa publicação pode ser considerada como a biografia de uma ideia, ou talvez até de uma obsessão. Quando, em 1992, os canaviais do interior paulista foram acometidos de um amarelamento em suas folhas, que passou a ser chamado de "Amarelinho", "o professor Sizuo Matsuoka, então já um fitopatologista respeitado, foi chamado a debater o tema na ESALQ e posicionou-se na contracorrente: o que ele identificava no fenômeno não era uma doença, e sim uma síndrome já identificada quase 30 anos antes, no hemisfério norte, e conhecida pelo pesquisador há duas décadas. Portanto, segundo Sizuo, não havia qualquer perigo à cana. Pesquisadores e produtores rurais dividiram-se. A partir de então, a vida e a pesquisa de Matsuoka passaram a ser um longo debate para sustentar sua ideia, nacional e internacionalmente, até que o tempo terminasse por lhe dar razão. Assim, 'Amarelinho da Cana-de-Açúcar' é não apenas o fruto de diversas pesquisas de um fitopatologista, mas também a importância do debate acadêmico, a história de uma ideia e a defesa de uma ciência mais holística e menos cartesiana".
"Para a EdUFSCar é motivo de orgulho ter publicado esses dois livros. Ambos trazem a incidência direta do que se produz na Universidade - em pesquisa e extensão - com os olhos voltados ao entorno social, aos fenômenos inesperados que a natureza oferece. Os prêmios são um reconhecimento social pelo cumprimento da missão de nossa Editora e de nossa Universidade", finalizou Alves-Bezerra.
A cerimônia de entrega do Prêmio acontece no dia 17 de novembro, das 18h às 21h, no teatro da Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo, SP. Mais informações sobre os livros premiados podem ser conferidas no site da EdUFSCar (https://edufscar.com.br).

anexos:

Capas dos livros premiados. (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Fabricio Mazocco  Telefone: (16) 997031853  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4