2023-10-25 12:26:24.0

Projeto Estratégia Mata Atlântica oferta três bolsas de pós-doutorado

Selecionados atuarão no Campus Lagoa do Sino da UFSCar e/ou Esalq/USP

Estão abertas as inscrições para o projeto "Centro de Ciência para o Desenvolvimento - Restauração de vegetação nativa na mata atlântica pela combinação estratégica de medidas obrigatórias e compromissos voluntários - Estratégia Mata Atlântica", que oferta três bolsas de pós-doutorado. As vagas são para atuação imediata, no Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no município de Buri (SP), e/ou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP). O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cofinanciado pelas ONGs SOS Mata Atlântica, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Fundo Mundial da Natureza (WWF) e The Nature Conservancy (TNC), com recursos geridos pela Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar). "Procuramos candidatos com histórico de publicações consistente nas áreas desta chamada, com conhecimento teórico e prático avançado em modelagem espaço-temporal, para criar e analisar cenários estratégicos de restauração florestal da Mata Atlântica", explica Paulo Guilherme Molin, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, que supervisiona o projeto.
As pessoas selecionadas trabalharão em grandes equipes interdisciplinares de pesquisadores da UFSCar, Esalq/USP, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e Universidade Federal do ABC (UFABC), além das ONGs SOS Mata Atlântica, WWF, IPE, TNC e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo. O projeto tem co-supervisão dos professores Gerd Sparovek (Esalq/USP), Jean Ometto (Inpe), Leandro Tambosi (UFABC) e Alexandre Igari (EACH/USP) e da pesquisadora Kaline Melo (Charles Darwin University).
O candidato selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp (ou equivalente) de 48 meses e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa. A vaga presencial está aberta a pesquisadores brasileiros e estrangeiros com título de doutor. A fluência em Português é desejada para facilitar a discussão e ambiente de coprodução com os diferentes atores envolvidos no projeto. Os interessados devem enviar currículo Lattes para o e-mail do professor Paulo Molin (pgmolin@ufscar.br) até o dia 31 de outubro, com assunto "PD#01 - AF Strategy" e/ou "PD#02 - AF Strategy" e/ou "PD#03 - AF Strategy".
O projeto visa gerar cenários espacial e temporalmente explícitos, sinérgicos e estratégicos de implementação de restauração de vegetação nativa, divididos em três desafios que se intersectam (restauração via mecanismos de comando e controle, compromissos voluntários incentivados, e em benefício de Unidades de Conservação e remanescentes de vegetação nativa), contidos dentro de um desafio maior (estabelecimento de custos de implementação e possíveis linhas de financiamento). 

Confira abaixo os três eixos em que são ofertadas as bolsas do projeto:

PD#1 Fapesp - Comando e Controle (1 vaga)
Título: "Papel da regeneração natural na regularização ambiental dos imóveis rurais localizados no domínio da Mata Atlântica do Estado de São Paulo"
Área de Atuação: Modelagem de déficit de APP e Reserva Legal, modelagem dinâmica da paisagem, modelagem do potencial de regeneração natural, sensoriamento remoto, e planejamento e monitoramento de restauração florestal
Link para mais informações: https://bit.ly/46FeMT

PD#2 Fapesp - UCs e Remanescentes (1 vaga)
Título: "Áreas prioritárias para restauração visando benefícios para Unidades de Conservação e remanescentes de vegetação nativa no domínio da Mata Atlântica do Estado de São Paulo" 
Área de Atuação: Unidades de Conservação, remanescentes florestais, corredores ecológicos, modelagem dinâmica da paisagem, avaliação multicriterial, modelagem do potencial de regeneração natural, sensoriamento remoto, e planejamento e monitoramento de restauração florestal.
Link para mais informações: https://bit.ly/46BtZEy

PD#3 FAI (Equivalente Fapesp) - Voluntário Incentivado (1 vaga)
Título: "Cenários de restauração da Mata Atlântica de São Paulo através de compromissos voluntários incentivados em um contexto de custo-efetividade" 
Área de atuação: Elaboração de cenários de restauração espacialmente explícitos, planejamento de instrumentos de incentivo à restauração, análise de custo-efetividade ambiental, social e econômica, serviços ecossistêmicos, meta-análise quantitativa e qualitativa, sensoriamento remoto, e planejamento e monitoramento de restauração florestal.

anexos:

São ofertadas três bolsas de pós-doutorado (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4