2023-10-23 06:17:20.0

Pesquisa do HU-UFSCar avalia impacto orçamentário de nova técnica para tratar infecções recorrentes no SUS

Projeto do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital é apresentado em congresso nacional nesta semana

O trabalho realizado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), intitulado "Análise do Impacto Orçamentário na Incorporação do Transplante de Microbiota Fecal para Tratamento de Infecções Recorrentes por Clostridioides difficile", foi apresentado em 19/10, durante a IV edição do Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). O trabalho ficou entre os doze melhores do eixo Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde. O evento aconteceu em Brasília com o tema "O papel da ATS no enfrentamento dos desafios contemporâneos em Saúde".
A pesquisa realizada pelo NATS-HU diz respeito a uma avaliação econômica do tipo de impacto orçamentário para determinar a viabilidade da incorporação do transplante de microbiota fecal no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de tratar infecções recorrentes causadas pelo microrganismo denominado Clostridioides difficile. O transplante consiste na introdução da microbiota do intestino de um doador saudável para um paciente com o quadro da infecção recorrente. O material transplantado é preparado a partir das fezes do doador. 
No Brasil, o tratamento de infecções por esse microrganismo é realizado principalmente com metronidazol e vancomicina. Entretanto, conforme atualizações das diretrizes americana e inglesa, o metronidazol não é indicado para infecções recorrentes. Já a vancomicina utilizada no cenário brasileiro é preparada a partir do medicamento injetável, para a administração oral, visto que não há registro da formulação oral no País. Dessa forma, o Brasil possui limitações para o adequado tratamento das infecções recorrentes por esse patógeno. Considerando que o transplante é uma alternativa mais efetiva, com taxa de cura superior ao tratamento realizado no País, a técnica pode ser um recurso de grande relevância no cenário brasileiro. 
De acordo com Tatiane Garcia do Carmo Flausino, farmacêutica do HU e integrante do NATS, os resultados do estudo apontaram o transplante como uma alternativa capaz de gerar economia ao SUS, frente às técnicas utilizadas. "A incorporação do transplante ao SUS, além de factível, poderia contribuir para a sustentabilidade do sistema de saúde, redução do consumo de antimicrobianos sistêmicos e acesso a uma tecnologia eficiente pelos pacientes com infecção recorrente causada pelo microrganismo", destaca. 
Flausino também ressalta que a presença do NATS-HU-UFSCar no Congresso Rebrats terá relevância ímpar, pois vai fortalecer internamente o Núcleo e as relações externas com demais NATS, instituições e pesquisadores da área de Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS) e saúde baseada em evidências.   
Além de Tatiane Garcia do Carmo Flausino (NATS-HU-UFSCar), os autores do trabalho são Elene Paltrinieri Nardi (NATS-UNIFESP Diadema), Bárbara Martins Lima (NATS-HU-UFSCar), Fábio Ricardo Carrasco (HU-UFSCar), Gerhard Da Paz Lauterbach (NATS-HU-UFSCar), Rosely Moralez de Figueiredo (UFSCar) e Daniela Oliveira de Melo (NATS-UNIFESP Diadema).

NATS-HU-UFSCar
O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do HU foi instituído pela Portaria 325, de 29 de novembro de 2021. Em setembro de 2022, passou a integrar formalmente a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e núcleo possui caráter consultivo, sendo composto por uma equipe multiprofissional.
As principais atividades desenvolvidas pelo NATS-HU-UFSCar englobam as Avaliações de Tecnologias em Saúde a fim de auxiliar o gestor na tomada de decisão a respeito da incorporação de novas tecnologias no HU ou exclusão de tecnologias já obsoletas. O NATS também tem o importante papel de introduzir, difundir e divulgar a Prática Baseada em Evidências (PBE) na rotina dos profissionais. Além disso, o Núcleo produz notas técnicas, capacitações (internas e abertas) e publicações.

anexos:

Apresentação da pesquisado NATS-HU durante Congresso Rebrats (Foto: HU)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4