2023-10-26 18:11:34.0

Egresso da UFSCar recebe prêmio destaque em Engenharia Automotiva

Premiação da AEA é feita em relação ao desempenho acadêmico e trabalho de conclusão de curso

O egresso do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Lucas Thomé Brilhante Galvão, recebeu o prêmio Destaque Novos Engenheiros da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
Esse prêmio, que tem o objetivo de estimular os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica a enveredar pela carreira automotiva, é realizado anualmente pela AEA para identificar e reconhecer os alunos que tenham se destacado em seu desempenho acadêmico e que tenham produzido trabalho de formatura (ou equivalente) bem avaliado ligado à técnica automotiva. É premiado um aluno de cada instituição de ensino convidada a participar.
O egresso da UFSCar, que durante sua graduação participou ativamente da equipe Baja-UFSCar, teve seu trabalho de conclusão de curso (TCC) premiado. Intitulada "Análise computacional de sistema mecânico e fadiga de molas em suspensões de veículos off-road BAJA SAE", a pesquisa teve orientação do professor Sidney Bruce Shiki, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da UFSCar.
"Eu conversei com o orientador sobre que tema poderia fazer e, entre algumas ideias, a que desenvolvi depois se destacou, pois era familiar com o que eu tratava no projeto Baja, em que eu estava fazendo análises na estrutura do carro em relação a vibrações e fadiga, mas faltava uma análise que aproveitasse os resultados e desse uma conclusão", explicou Galvão, que defendeu o TCC no dia 15 de dezembro de 2022.
O orientador complementa: "O Lucas participou por vários anos na equipe do Baja-UFSCar, na qual os alunos desenvolvem um protótipo de veículo off-road. Ele me procurou para desenvolver um tema de TCC relacionado à equipe e que pudesse ajudar a entender melhor alguns aspectos de funcionamento do veículo. Como estávamos no período de pandemia, propus para ele um estudo computacional em que ele pôde investigar efeitos de diferentes pistas de competição no desgaste das molas do sistema de suspensão de um veículo Baja."
Dessa forma, o objetivo do trabalho foi elaborar uma forma de estimar fadiga das molas da suspensão de um veículo Baja, nesse caso sendo feita por uma rotina computacional que permitisse definir os parâmetros do veículo, o perfil do trajeto ou obstáculo a ser percorrido e a velocidade a percorrer, e com isso obter a fadiga de cada mola. Para facilitar a validação teórica, foi avaliado o resultado com três obstáculos isolados: carro subindo uma rampa, uma "costeleta" e um "morro".
"Acredito que o trabalho foi muito bem desenvolvido e mostrou a iniciativa e autonomia do Lucas. Eu apenas norteei o trabalho e acredito que ele foi além do que é mostrado nas aulas do curso de graduação que ele fez na UFSCar", afirmou Shiki.
"Receber a notícia do Prêmio foi muito bom. Remeteu-me à época que apresentei o TCC. Eu não tinha tanta confiança no trabalho, não pensava que era algo de mais, mas meu orientador e a banca, após a defesa, deram-me confiança e percebi o quanto o papel do professor é importante, não só para instruir tecnicamente, mas para orientar e ajudar a construir confiança e enxergar mérito no próprio trabalho", descreveu o premiado.
O orientador também destacou a premiação do egresso. "Foi muito satisfatório ter recebido a notícia que ele foi nomeado e recebeu o prêmio da AEA. Acredito que o trajeto dele na UFSCar e a atuação em uma equipe de extensão contribuíram tanto para a premiação como para atuação profissional dele hoje na área automotiva".
Mais informações sobre o Prêmio podem ser obtidas no site da AEA (https://aea.org.br/inicio/premio-academico).

anexos:

Prêmio recebido pelo aluno. (Imagem: Arquivo Pessoal)
Contato para esta matéria: Fabricio Mazocco  Telefone: (16) 997031853  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4