2023-11-01 15:17:27.0

Livro sobre cinema brasileiro ganha prêmio internacional

Pesquisadora da UFSCar é uma das editoras

O livro "Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema", um dos resultados do projeto de pesquisa desenvolvido por docentes do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da University of Reading, no Reino Unido, com financiamento do convênio AHRC-FAPESP, ganhou prêmio na categoria Melhor Coletânea publicada em 2022, na premiação anual promovida pela Media, Communication and Cultural Studies Association (MeCCSA), associação britânica vinculada à área de Comunicação.
A obra foi editada por Luciana Corrêa de Araújo, da UFSCar, Lúcia Nagib, da University of Reading, e Tiago de Luca, da University of Warwick, e publicado pela Edinburgh University Press.
"Como escrevemos na Introdução, 'o ambicioso objetivo deste volume, assim como seu grande desafio, é reconstruir a história do cinema brasileiro por meio de um método intermidiático: isto é, concentrando-se nas maneiras pelas quais o cinema se misturou com outras artes e mídias desde seus primeiros estágios até hoje. Argumentamos que artistas e práticas do teatro, ópera, dança, música, circo, rádio, televisão e das artes plásticas deixaram uma marca que se sobressai na produção cinematográfica do país […] O livro propõe que estes encontros intermidiáticos levam a diluir fronteiras entre tradições locais e importadas, alta cultura e cultura popular, práticas comerciais e de vanguarda, constituindo assim um espaço democrático por excelência da expressão artística e social. O método intermidiático nos permite, além disso, nos afastar das abordagens cronológicas ou hierárquicas destes fenómenos, enquadrando-os, em vez disso, como práticas criativas comparáveis e inter-relacionadas'", afirmou Araújo.
O livro está estruturado em quatro partes: Part I Intervisuality; Part II The Empire of Music; Part III Entertainment Circuits; e Part IV From Impure Cinema to Cosmopoetics. Os capítulos têm autoria de pesquisadores brasileiros e europeus, entre os quais, cinco são do Grupo de Pesquisa Cinemídia, ligado ao PPGIS, e integraram o projeto IntermIdia - Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema (UFSCar-University of Reading). São eles: Flávia Cesarino Costa, Luciana Corrêa de Araújo, Margarida Maria Adamatti, Samuel Paiva e Suzana Reck Miranda.
A Media, Communication and Cultural Studies Association (MeCCSA) é uma organização britânica que reúne professores e pesquisadores da educação superior nas áreas de Comunicação e Estudos Culturais, abrangendo departamentos de artes, humanidades e ciências sociais A cada ano, a MeCCA premia as melhores obras da área, anunciadas durante seu congresso anual. O prêmio contempla diversas categorias, entre elas, livro autoral (monograph), artigo em periódico científico (journal article) e livro organizado (edited collection).
"Ficamos muito honrados em receber o prêmio de melhor livro organizado do ano por parte da MeCCSA, que é uma organização de prestígio e de reconhecida contribuição para a área da Comunicação. Consideramos que esta premiação contempla não só este livro em particular, mas todo o trabalho que desenvolvemos ao longo do IntermIdia Project, do qual o livro é um dos principais resultados. O prêmio se reveste de importância também por significar um reconhecimento do nosso trabalho no campo mais amplo da Comunicação e não só na área dos estudos cinematográficos. Além disso, aponta para a valorização de pesquisas e projetos realizados fora do eixo hegemônico formado por Estados Unidos e Europa", finalizou Araújo.
Mais informações sobre o livro e sobre a premiação e as obras premiadas, no Portal da UFSCar, em www.ufscar.br.

anexos:

Capa do livro. (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Fabricio Mazocco  Telefone: (16) 997031853  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4