2023-10-26 11:27:09.0

Pesquisa da UFSCar avalia se curta animado influencia na criatividade

Trabalho sobre psicologia na área da criatividade convida voluntários universitários

Respostas criativas podem ser melhoradas depois de assistir a um curta-metragem animado? Um trabalho na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca avaliar essa questão e, para isso, está convidando universitários para participação presencial. 
"A criatividade é a capacidade de estabelecer relações e criar ideias e respostas inovadoras a partir de estímulos específicos (como uma pergunta) e do conhecimento prévio da pessoa", define André Cazzoli Vieira, estudante do curso de graduação em Psicologia e responsável pelo estudo. Segundo ele, "a utilização do curta animado foi proposta para ser uma espécie de treinamento no tipo de cenário exposto nele, para testar se essa intervenção breve é capaz de aumentar e/ou melhorar as reflexões produzidas sobre esse cenário".
Assim, a pesquisa busca testar se um curta-metragem animado, que tem cerca de seis minutos, pode ser utilizado como intervenção para melhorar a criatividade.
O trabalho, intitulado "O uso de um curta animado como intervenção de curto prazo sobre a criatividade", tem orientação da professora Patrícia Waltz Schelini, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é voltado para a produção de uma monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Como participar
Podem participar da pesquisa estudantes universitários de 18 a 25 anos. Os participantes passam por um pré-teste e um pós-teste; o tempo total de participação é de meia hora e ocorre presencialmente no DPsi, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
Os interessados devem responder o formulário online https://bit.ly/3FobPuc. Dúvidas podem ser esclarecidas com o pesquisador André Vieira pelo e-mail andrecazzoli@estudante.ufscar.br ou pelo WhatsApp (16) 99294-2658. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 70529023.2.0000.5504).

anexos:

Participação é presencial no Campus São Carlos (Foto: Pixabay)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4