2023-11-01 15:23:55.0

Processamento de Linguagem Natural é tema de livro

Obra, que conta com organização de professora da UFSCar, congrega pesquisadores das áreas de Computação e Linguística

O grupo Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural (BPLN), criado em 2020 como uma iniciativa da professora Helena Caseli, do Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou o livro "Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português", escrito por diversos especialistas em Computação e Linguística, a maioria mulheres integrantes do BPLN. A publicação foi idealizada por Caseli e organizada por ela e por Graça Nunes, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.  
"A ideia de escrever o livro surgiu dentro do grupo 'Brasileiras em PLN', um grupo com mais de 170 mulheres (ou pessoas que se identificam com o gênero feminino), brasileiras, atuantes ou interessadas no Processamento de Linguagem Natural (PLN). Muitas de nós, deste grupo, somos professoras e profissionais em PLN e partiu de nós, naturalmente, a vontade e a necessidade de compartilhar nosso conhecimento de modo didático, gratuito e fácil. Todos os capítulos têm autoria de pelo menos uma integrante do 'Brasileiras em PLN'", explicou Caseli.
O livro, estruturado em 10 partes e organizado em 25 capítulos, trata de Conceitos, técnicas e aplicações em PLN, uma área interdisciplinar que envolve pesquisadores e profissionais com formação principalmente em computação ou linguística, e é também conhecido como Linguística Computacional. Envolve o processamento de texto oral ou texto escrito em alguma língua usada por nós, humanos, como o Português, o Inglês ou o Espanhol. Essa área ficou bastante conhecida nos últimos tempos com o surgimento de ferramentas, como o ChatGPT, que são capazes de processar textos em língua natural.
"Nesta primeira edição, procuramos introduzir os principais conceitos e tarefas da área, algumas das aplicações mais relevantes hoje em dia, particularmente em Português do Brasil, e algumas das técnicas usadas para o desenvolvimento dessas tarefas e aplicações. A fim de abranger temas variados nessa área, foi importante contar com um grande número de autores especialistas. Eles incluem experientes professores universitários das principais universidades brasileiras e também do exterior, pesquisadoras brasileiras que atuam no exterior, alunos de pós-graduação em Computação e em Linguística, profissionais de PLN que atuam em empresas. A variedade de autoria e a forma colaborativa de construção de conteúdos, sob diferentes visões (computacional e linguística), dão a este livro uma característica única: uma personalidade. E essa personalidade, que tanto nos orgulha, faz deste livro uma história do PLN escrita a muitas mãos", afirmou a idealizadora do projeto.
O lançamento ocorreu durante 14ª Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL 2023). O acesso ao livro é gratuito, online e está disponível neste link: https://brasileiraspln.com/livro-pln.

anexos:

Capa do livro. (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Fabricio Mazocco  Telefone: (16) 997031853  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4