2023-09-21 12:17:40.0

UFSCar oferece formação gratuita sobre questão agrária

Curso, na modalidade de Aciepe, é aberto ao público e presencial, no Campus São Carlos da UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, neste segundo semestre, a formação presencial "Repensando a pesquisa e extensão rural universitária: a questão agrária em perspectiva". Em sua sexta edição, o curso é ofertado na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) e tem o objetivo de incitar o debate entre estudantes da UFSCar e a comunidade em geral acerca da temática agrária, fortalecendo temas e redes de pesquisa e extensão.
A realização da Aciepe integra-se à proposta do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER) da UFSCar, voltada a aprofundar o conhecimento e a reflexão crítica sobre questões agrárias, agroecológicas e políticas públicas para o rural, por meio de pesquisa, extensão, articulação de redes e formação, visando ao desenvolvimento rural em suas múltiplas dimensões.
"Destaca-se a importância dos estudos sobre a temática agrária e suas ramificações no Brasil, que se faz necessária tendo em vista a conformação territorial brasileira ser marcada pela acumulação de terras e aprofundamento das desigualdades histórico-estruturais. Esse processo acarretou a precarização dos modos de produção e reprodução social camponês, introdução e dependência tecnológica, conflitos ambientais, insegurança alimentar, além de não solucionar a fome e ampliar os problemas de saúde pública no País", avalia Joelson Gonçalves de Carvalho, professor do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) e coordenador do NuPER.
Estudantes de graduação da UFSCar podem se inscrever para a Aciepe entre os dias 21 e 22 de setembro, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Participantes externos podem se inscrever durante o primeiro encontro do curso, que ocorrerá no dia 3 de outubro, terça-feira, às 19 horas, no auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizado no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
Mais informações, incluindo cronograma, temas dos encontros e equipe, podem ser consultadas no site https://nuperufscar.com.br e na página do Núcleo no Facebook (fb.com/nuperufscar) e no perfil do Instagram @nuper_ufscar.

anexos:

Formação oferece vagas para público externo (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4