2023-09-21 11:45:04.0

Livro reflete sobre produção jornalística e divulgação científica

Com acesso gratuito, obra é resultado de dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de São Carlos

Refletir sobre as condições da produção jornalística e sua contribuição social especificamente na divulgação científica é a proposta do e-book "A veiculação da ciência nas capas das revistas nacionais: o caso da revista Galileu" (https://bit.ly/livro-jornalismo-cientifico), de Michel Lacombe, publicado este mês pela Paraná Editorial. A obra é resultado da pesquisa de mestrado do autor defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com orientação do professor Roberto Leiser Baronas, do Departamento de Letras (DL) da Universidade.
No livro, o autor coloca o leitor diante de um número ímpar de questões e problematizações acerca da divulgação científica na atualidade. O texto também apresenta um espelho estrutural, no qual a cultura contemporânea, moldada pelo consumo, utilitarismo e espetacularização, condiciona a produção jornalística e gera entraves para uma melhor apreensão do papel da ciência na sociedade.
A apresentação do e-book, assinada por Mairon Escorsi Valério, docente da Universidade de São Paulo (USP), aponta que a obra oferece uma contribuição singular, ao observar a relação entre ciência e sua divulgação social mais ampla. "O negacionismo científico é um fenômeno de nosso tempo. O debate sobre esse estranho fruto envolve uma ampla discussão acadêmica desde a legitimidade de paradigmas filosóficos pós-modernos ou antimodernos, até as modernas redes sociais com sua facilidade de pulverização de concepções complotistas e conspiracionistas". Ainda segundo Valério, a obra, além de modelo para outros do mesmo gênero, faz um convite à reflexão aprofundada acerca de um dos principais dilemas civilizatórios da atualidade.
O e-book "A veiculação da ciência nas capas das revistas nacionais: o caso da revista Galileu", de Michel Lacombe, está disponível para download gratuito em https://paruna.com.br/ebooks.

anexos:

Capa do livro, disponível para download gratuito (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4