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As muitas opções da escrita à grafite
A indústria apresenta as novidades em lápis preto e lapiseiras
Revista Papelaria & Negócios
São Paulo-SP em 2015-12-01 00:00:00.0
Texto na íntegra:
Essenciais no dia a dia dos alunos, presentes também na rotina de alguns profissionais e de tantas outras pessoas, o lápis preto e a lapiseira contam com uma grande variedade de modelos, atendendo a gostos, necessidades e públicos bem específicos. No mercado há 20 anos, o clássico lápis preto Evolution, “o verdinho”, da BIC®, ganhou com os anos muitas variantes. Em termos de formatos foram do tradicional redondo, ao hexagonal, triangular gigante e até mesmo no divertido formato de coração; as cores também chamaram atenção, das suaves às vibrantes, as estampas surgiram e as pontas ganharam cores. E, na pegada do ecologicamente correto houve modelo produzido em material reciclado. “A cada nova coleção há novidades adequadas às tendências vigentes. Para esse ano, as cores são bem variadas, elegantes, divertidas e jovens. Além disso, o conforto é uma das principais características que mantemos em nosso portfólio. A linha Evolution aposta em rigorosos controles de qualidade, desde a matéria-prima em laboratório (cor da mina, teste de resistência da ponta quando forçada, quebra do lápis, capacidade de esforço, teste de desgaste acelerado) até a produção, quando então são verificadas rebarbas, dimensões, força da quebra, resistência da montagem e aparência. A principal diferenciação da nossa linha, além do manuseio confortável é a segurança proporcionada por não lascar quando quebra, resultando em um item mais seguro. Importante também falar que os lápis da BIC® têm ponta ultrarresistente à queda, por ser resultado de uma mistura de resina plástica e grafite, o que proporciona uso duradouro e permite um apontar mais fácil”, comenta Felipe Favoretto, gerente de papelaria escolar da BIC®. Em 2016, a nova linha trará mais cores e um aspecto mais divertido para a versão tradicional do lápis preto BIC®, chamando também mais atenção no PDV. Corpos metalizados em prata, ouro e bronze são apresentados no lápis BIC® Evolution Celebration, um dos destaques na nova coleção. Com grafite HB#2, de acordo com o fabricante, o lançamento tem ponta resistente, suavidade e conforto na escrita, além de não lascar, facilidade ao apontar e nova fórmula que melhora o desempenho ao apagar. E para quem gosta de tons vibrantes tem o novo BIC® Evolution Neon nas cores amarelo, verde, rosa e laranja fluorescente, que contrasta com a ponta preta do lápis. Ergonômicos e seguros, fáceis de apontar, duráveis, com traço firme sem perder a suavidade na escrita e que trazem os personagens e as marcas do momento são as apostas da Tilibra, que tem em linha mais de 20 opções de lápis preto. “Nossa linha tem versões para todas as idades e necessidades. Para o uso escolar destacamos os modelos licenciados como as opções Equestria Girls, Titio Avô, Transformers, Adventure Time, Ben 10, Capricho, Garfield, Simpsons, Snoopy e muito mais! Outros personagens e marcas também são destaques como Jolie, Plush Poison, Menininhas, Bichinhos, Red Nose, além do modelo Unicef, que possui parte de sua venda revertida para projetos da entidade no Brasil”, cita Valdir Melro, analista de novos negócios da Tilibra. Para a temporada, a empresa está com os seguintes lançamentos: na linha de licenciados, as propriedades Chococat e Ecko Unltd e na linha regular, Académie e Eco Mais, ambos nº 2. O Académie vem em formato triangular e é constituído de madeira resistente e macia, enquanto o Eco Mais, em plástico e com formato hexagonal. A Tilibra destaca também as opções de lapiseiras que podem ser adquiridas em kits compostos por caneta + lapiseira + grafite. De cristais Swarovski à nanotecnologia “Há algum tempo o lápis preto deixou de ser básico e em meio às inúmeras possibilidades, cada consumidor busca aquele que melhor condiz com a sua personalidade. Além disso, as estampas estão cada vez mais presentes e as minas macias e resistentes”, analisa Ricardo M. Santos, diretor comercial da Molin. A empresa oferece uma ampla linha. Do clássico e totalmente preto (Office Black) ao modelo Full HB que é fabricado com 100% de grafite e, segundo a Molin, dura 2,5 vezes mais que um lápis comum, aos mais elaborados como o Office Silver (prata), Gold (dourado) e Blue (azul), com dipping no topo, passando pelos importados da marca Rubinato, que são totalmente pretos com cristais Swarovski de diversas cores e vendidos em exclusivos e chamativos displays. Há ainda a linha Love com estampas florais, corações, animal skin, corujas e com ícones de Paris e Londres, alguns com borracha no topo e outros com cristais, além de uma ampla linha licenciada com coleções da Coca-Cola, Batman, Avengers, Spiderman, Mickey, Minnie, Moranguinho, Hello Kitty e Minions, que têm no topo do lápis decorações emborrachadas do próprio personagem e versões com cristais. É por meio da nanotecnologia que a Faber-Castell manipula as micropartículas ativas de grafite que compõem os EcoLápis Preto da marca e, segundo a empresa, o resultado é máxima resistência, maciez, escrita forte, facilidade ao apagar e ao apontar. Essa inovação é resultado de uma parceria de cinco anos entre a Faber-Castell e a Universidade de São Carlos (UFSCAR). Outra inovação apontada pelo fabricante é a linha GRIP, composta por lápis no formato triangular e com exclusivas esferas antideslizantes que oferecem mais firmeza à pega, garantindo melhor aderência e conforto ao escrever, desenhar e pintar. Dentre as recentes novidades desenvolvidas pela Faber-Castell estão a graduação 8B para o Castell 9000, totalizando 10 graduações (esta linha tem uma graduação mais escura e macia, sendo ideal para o uso artístico); o EcoLápis Grafite Max Neon em formato redondo, com decoração em quatro cores neon: amarelo, laranja, verde e rosa; o Colors (com corpo em cores divertidas), o Glitz (acabamento exclusivo com glitter) e o Coleções (DOODLE – inspirada nos rabiscos e desenhos feitos nos cantos dos papeis e cadernos; URBZ – inspirada nas artes urbanas feitas com grafitti, estêncil e stickers e CARINHAS – com estampas de personagens estilosos e divertidos). As lapiseiras Geralmente, o uso das lapiseiras ocorre por crianças a partir de 8 anos em substituição ao lápis preto e continua pela vida acadêmica e profissional do consumidor. O maior atrativo é a sua praticidade, por não necessitar ficar apontando e por ter uma ponta sempre na mesma espessura, tornando a escrita sempre igual, mais “limpa” e constante. As exigências quanto os atributos das lapiseiras variam muito de público para público, mas em geral, o consumidor busca por produtos de valor agregado, que auxiliem na escrita e que também tenham diferencial de design. Especialista em lapiseiras, a Pentel está sempre em busca de aprimoramentos e inovações. Seu recente lançamento, as lapiseiras Orenz estão disponíveis no novo calibre 0.2mm, além do 0.3mm, tem ainda o sistema antiquebra de grafite e basta um clique para que a ponta avance e o consumidor obtém uma escrita contínua, ou seja, a grafite avança à medida que o consumidor escreve. Outra novidade é que a tradicional Sharp P200, vem agora na versão Collection, nas cores neon amarela e laranja e calibres 0.5mm e 0.7mm e nas cores dourada e preta fosca, nos calibres 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm e 0.9mm. “Todas com mecanismo forte e durável, que evita a quebra e o retrocesso do grafite”, destaca Tamy Marins Perazzolo, supervisora de marketing da Pentel. E as novidades da marca não param. Tem também a P360, com o mesmo mecanismo e tecnologia da tradicional P200, porém com design mais moderno; e para projetistas, engenheiros e arquitetos, há as versões Graphegear 500 e a Grapph 620. Quem também oferece opção de lapiseira com acionamento automático, que coloca a grafite para fora a partir do contato da lapiseira no papel é a Molin. Além disso, a linha apresenta produtos com vários formatos: redondos, octagonais e triangulares; e graduações 0,5; 0,7; 0,9 e 2,0 mm. “Nossas lapiseiras vão de versões mais econômicas, totalmente plásticas às mais elaboradas com partes e clips metálicos. Também disponibilizamos três modelos técnicos, além das versões licenciadas como Coca-Cola, Minnie, Spiderman, Moranguinho, Hello Kitty e Minions”, exemplifica o diretor Ricardo. Mais uma vez, o acionamento automático de avanço da grafite é destacado, agora nas lapiseiras da marca Faber-Castell, que utiliza a tecnologia Matic (criada em 1979), em que o movimento natural da escrita leva ao avanço da grafite. E não é apenas esta característica lembrada pelo fabricante, que destaca também o uso de materiais macios no acabamento, proporcionando maior conforto e funcionalidade, além do design ergonômico, que garante maior firmeza no traço. “Oferecemos modelos com corpos mais finos e outros mais grossos, assim como investimos em design e cores variadas. Desta forma, as linhas e modelos de lapiseiras atendem todos os gostos dos consumidores. É uma categoria onde o design é relevante e está diretamente associado aos diferentes momentos da vida dos consumidores. Para estar sempre à frente da concorrência, a Faber-Castell investe em modelos de lapiseiras atraentes e funcionais, com um mix variado que agrega cores vivas e formatos diferenciados”, cita a gerente Elaine Mandado, gerente de comunicação corporativa da Faber-Castell. Um dos destaques da marca é a lapiseira Grip Matic Super Metal com a tecnologia Matic, borracha com sistema de extensão, formato triangular ergonômico e grip emborrachado. Seu design conta com clip e ponta metalizada, e quatro versões de acabamento nas cores azul, verde, vermelha e preta, e pode ser encontrada em duas opções de espessura: 0,5mm e 0,7mm. Já a lapiseira Grip Matic Metal difere nas seguintes características: formato mais fino e arredondado, cores azul, verde e preta, além dos detalhes metalizados no clip e também na ponta. Para o público teen, a Faber-Castell apresenta a Lapiseira Grip Matic Translúcida, com cores vivas e divertidas, corpo transparente mais fino e em tons de azul claro, rosa e verde claro, nas espessuras 0,5mm e 0,7mm. Outras lapiseiras em linha com espessuras 0,5mm e 0,7mm são: Poly Matic Super (formato triangular, corpo emborrachado, nas cores azul claro, rosa e verde claro); Poly Teen (corpo mais fino, borracha com capa protetora e grip emborrachado, nas cores azul claro, rosa, verde claro e roxo); PolyStyle (design diferenciado e moderno, possui borracha com capa protetora e grip nas cores azul, laranja, rosa e verde); Tri Click Emborrachada (formato triangular ergonômico e corpo emborrachado, nas cores cereja, verde água, roxo e preto) e Tri Shape (formato triangular, borracha com capa protetora, nas cores translúcidas: branco, verde água, roxo e rosa). Na espessura de traço grosso (2,0 mm) ideal para as crianças, tem a Poly 2,0 mm (grafite mais resistente, grip emborrachado e apontador embutido, disponível nas cores azul claro, rosa e preto). Para todos os tipos de consumidores Nas recentes pesquisas que realizou, a Tilibra detectou que a variedade de cores e estilos, bem como a praticidade na utilização, aliados à segurança, conforto no manuseio e opções com personagens são fatores relevantes para os consumidores, por isso, o fabricante investe nestes aspectos em seu portfólio de lapiseiras. Os clientes e consumidores encontram variedade nas graduações (0.5mm, 0.7mm e 0.9mm), sortimento em cores (pretas, vermelhas, verdes, azuis, rosas, roxas e verdes), além de diversidade em formatos. As recentes novidades Tilibra são os modelos i-Point Neon (0.5mm, 0.7mm ou 0.9mm) com cores vibrantes e sortidas e o modelo Max, com grip emborrachado e nas cores verde, azul e rosa. Na linha mais clássica, a novidade é o modelo Class, que vem com grip emborrachado, design moderno e três opções de cores. As licenças do Adventure Time, Snoopy, Simpsons, Romero Britto, Red Nose, Capricho, Ben 10, Menininhas, Jolie, Plush Poison, No Stress e XRacing também são encontradas nas lapiseiras da Tilibra, que amplia o mix com as versões Ecko Unltd e Chococat. Destaque também para as opções de lapiseiras que podem ser adquiridas em formato de kit (caneta + lapiseira + grafite). “O mercado de lapiseiras tem apresentado crescimento nos últimos anos por conta da ampla possibilidade de utilização deste item. Procuramos atender aos requisitos exigidos pelos consumidores e, desta forma, levamos ao mercado produtos inovadores”, declara o analista da Tilibra, Valdir. Lapiseiras para crianças em fase de alfabetização O conforto é um aspecto de extrema importância para a BIC®, por isso, seu portfólio conta com características que tornam as lapiseiras mais anatômicas, como por exemplo, o grip emborrachado e os sistemas de amortecimento, que absorvem os impactos da escrita. Nesta coleção, a grande novidade está na linha Evolution Kids, desenvolvida especialmente para crianças em fase de alfabetização com design que orienta a posição adequada dos dedos, tanto para destros, quanto para canhotos. “Essa linha surgiu da preocupação com o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, já que a BIC® realizou pesquisas com diversos especialistas em educação e apurou que a escrita manuscrita é uma etapa essencial e indissociável no desenvolvimento psicomotor e que ajuda na coordenação dos movimentos. Por essa razão, é importante que na era da informática e tecnologia, o aprendizado da escrita seja tratado com cuidado e receba a importância que merece. A BIC® uniu então especialistas em habilidades de escrita e coordenação físico-motora de crianças, especialistas em ergonomia, designers, professores, especialistas em avaliação sensorial (Eurosyn) e, claro, as crianças, para contribuírem no desenvolvimento da linha Evolution Kids. A lapiseira pode ser encontrada nas cores rosa e azul com grafite preto de 1,3mm”, explica Felipe. Outra novidade da empresa foi a lapiseira Velocity que ganhou a versão 0.5mm e trouxe renovação no visual na opção 0.7mm. Com grip emborrachado, garantindo conforto durante o uso, está com design atraente e novas cores metalizadas: azul, verde, lilás e prata. “A lapiseira pode ser considerada um produto 3 em 1, pois em um único produto pode-se escrever e apagar, substituindo o lápis, apontador e borracha. Além disso, existe um posicionamento da BIC®, no qual se leva em conta o visual, a funcionalidade e os atributos de cada produto. Em virtude destas características este setor tende a crescer já que o consumidor busca incessantemente praticidade e conforto. Nós da BIC® temos uma perspectiva boa de crescimento para o mercado de lapiseiras. Atualmente, a grande oportunidade neste mercado, dá-se pela necessidade, cada vez maior, de segmentar os públicos e trazer produtos diferenciados para cada um deles, o que ajuda a movimentar o setor. Pensando nisso, apresentamos um portfólio com produtos focados nos diversos perfis de consumidores”, observa o gerente Felipe.
Gênero:
Matéria
Classificação:
UFSCar
Sub-classificações:
Extensão
Palavras-chave:
lápis;lapiseira;Papelaria;grafite;nanotecnologia;Faber-Castell;micropartículas;EcoLápis;materiais
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