2017-09-13 16:58:28.0

Economista Ladislaw Dowbor fala sobre "A Era do Capital Improdutivo" na UFSCar

Estarão em foco três temas contemporâneos cruciais: dominação financeira, captura da democracia e mudança das relações entre ser humano e Natureza

Amanhã (14/9), acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) palestra do economista e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Ladislaw Dowbor, sobre seu novo livro, "A Era do Capital Improdutivo", em que aborda três temas contemporâneos cruciais: dominação financeira, captura da democracia e mudança das relações entre ser humano e Natureza. A mesa terá a participação também de Antonio Martins - editor do portal Outras Palavras, responsável pela edição do livro, em parceria com a editora Autonomia Literária - e mediação da educadora de São Carlos Niege Pavani.
O evento acontece às 19 horas, no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos (no edifício AT2). A iniciativa tem apoio de Joelson Gonçalves de Carvalho, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo); da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar; e da Associação Veracidade. A palestra é gratuita e aberta às pessoas interessadas, mas a lotação máxima do auditório é de 90 pessoas.
Ladislau Dowbor foi consultor de diversas agências das Nações Unidas e entidades governamentais, dentre outras organizações. Autor e coautor de cerca de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível online na página dowbor.org. No novo livro, Dowbor reflete sobre como fatos aparentemente díspares - como a extrema concentração da riqueza, o declínio da democracia e o aquecimento global, dentre outros - estão relacionados e podem ser faces de um só fenômeno: uma nova metamorfose do capitalismo que criou um sistema que já não pode ser compreendido, e muito menos superado, manejando apenas as chaves analíticas do passado. Na obra, o autor não se contenta em constatar o déficit teórico: ele adianta pistas para que ele possa ser ultrapassado, tramando um novo projeto pós-capitalista. O livro teve o apoio da Fundação Perseu Abramo.
Contato para esta matéria: Mariana Pezzo  Telefone: (16) 33066563  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 4.2.14