2017-09-13 08:25:12.0

UFSCar realiza Seminário de Altas Habilidades em novembro

Inscrições de trabalhos podem ser feitas até 23 de setembro

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o 2º Seminário de Altas Habilidades, que acontece junto à 1ª Mostra do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade. As inscrições para a apresentação de trabalhos de pesquisa em andamento e concluídos vão até o dia 23 de setembro, por meio do site do evento (https://2seminarioaltashabilidades.blogspot.com.br).
Pessoas com altas habilidades são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade e grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. No Seminário, sete mesas-redondas abordarão as altas habilidades a partir de diferentes pontos de vista, como, por exemplo, na relação com as habilidades sociais e o bem estar; com grupos em situação de vulnerabilidade; e com as tecnologias. Outros temas serão "Altas habilidades: música e precocidade", "Gestão educacional e formação de professores: contribuições para as altas habilidades" e a dupla excepcionalidade, além dos avanços e barreiras nas pesquisas ibero-americanas sobre altas habilidades.
Participam dos debates pesquisadores do GRUPOH e convidados de outras instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Sagrado Coração (USC), além de pesquisadores estrangeiros, da Espanha e da Colômbia. Os trabalhos a serem submetidos devem ser vinculados às seguintes áreas temáticas: 1. Altas habilidades: Gestão educacional, formação docente e políticas públicas; 2. Altas habilidades: Identificação, dupla excepcionalidade e grupos em situação de vulnerabilidade; 3. Atendimento: Práticas, procedimentos de ensino e adaptações curriculares para altas habilidades; e 4. Contexto familiar e apoio psicológico para altas habilidades.
As atividades acontecem no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no Campus São Carlos da UFSCar, e a programação completa está no site https://2seminarioaltashabilidades.blogspot.com.br.
Contato para esta matéria: Mariana Pezzo  Telefone: (16) 33066563  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 4.2.14