2024-03-18 14:27:03.0

Embrapii UFSCar elabora parceria com empresa no ramo de mineração

Visita técnica integra elaboração de projeto para reaproveitamento de resíduos de produção da fábrica de equipamentos

Equipe da Embrapii UFSCar-Materiais Avançados esteve recentemente na empresa Máquinas Furlan, em visita técnica para prospecção de possibilidade de parceria. Instalada no município de Limeira (SP), a empresa é fabricante de equipamentos para mineração. A realização de visitas dessa natureza é parte do escopo de atuação da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na UFSCar e, no caso da Furlan, integra a elaboração de projeto para reaproveitamento de resíduos.
As instalações fabris da Furlan somam 210 mil m2, e a empresa é uma das líderes de mercado na área no Brasil, com atuação também em outros países da América do Sul, América Central e América do Norte. Durante a visita, a equipe da Embrapii conheceu o processo de produção da empresa e verificou a geração de diferentes resíduos - areia de fundição (cromita) e o seu pó, escória de aciaria e carepa de aço -, o volume mensal e anual desses resíduos, bem como o custo de transporte e destinação para aterros. "Foi constatada que a perda no processo de produção é grande, em especial da cromita, bem como a geração de pó, após vários reaproveitamentos do material", apontam os representantes da Embrapii no relatório da visita.
A partir disso, a proposta da Embrapii é desenvolver um projeto que reaproveite os resíduos da produção da empresa em diferentes materiais e em pavimentação, na área da Construção Civil. Uma proposta técnica está sendo elaborada agora pela equipe da Embrapii UFSCar, para apresentação à Furlan. "A Máquinas Furlan está confiante nesta parceria que está sendo criada, em busca de encontrar soluções que visem à reutilização e ao reaproveitamento de resíduos do nosso processo que hoje vão para aterro e que podem entrar como matéria-prima em novas cadeias de processo, gerando sustentabilidade para os negócios das empresas envolvidas", relata Maicom Fonseca, engenheiro da Furlan, especialista em Meio Ambiente e em Saúde e Segurança do Trabalho.

Embrapii
Criada em 2020, a Unidade Embrapii UFSCar-Materiais é vinculada ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) do Campus São Carlos da Instituição. Dentre seus objetivos permanentes, estão a realização de pesquisa, inovação e desenvolvimento na área de Materiais; busca de novos parceiros e empresas para o desenvolvimento de projetos; e a formação de pessoal qualificado, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação. A Unidade foi criada no âmbito de um expressivo histórico de pesquisa, inovação e desenvolvimento na área de Materiais, em projetos executados por diferentes departamentos ligados ao CCET, muitos deles em parceria com empresas de diferentes ramos.Atualmente, a Embrapii UFSCar já contabiliza mais de 15 projetos, em andamento e já finalizados, e conta com 150 integrantes, entre servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduandos. Todas as informações sobre a Unidade podem ser acessadas em www.embrapii.ufscar.br.

anexos:

Equipes da Embrapii UFSCar-Materiais e Máquinas Furlan (Foto: Acervo Embrapii)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4