2024-03-04 10:42:00.0

UFSCar participa da organização da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento será nos dias 7 e 8 de março, em preparação para evento nacional

Nesta semana, nos dias 7 e 8 de março (quinta e sexta-feira) acontece a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo (CECTI-SP). O evento é etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontece em junho, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As inscrições para a CECTI-SP estão abertas e as pessoas interessadas podem escolher o formato (presencial ou online) de participação no ato da inscrição.
O foco das conferências neste ano é "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido", com temas estratégicos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação da CECTI-SP está estruturada em oito sessões: 1) Financiamento e Organização da Pesquisa e da Inovação; 2) Fortalecimento dos Sistemas Regionais e Estaduais de CT&I; 3) Grandes Desafios na Área da Saúde; 4) Transição Digital e Inteligência Artificial; 5) Mudanças Climáticas e Transição Energética; 6) Meio Ambiente e Diversidade Biológica; 7) Formação de Pessoas para CT&I; e 8) Ciência, Tecnologia e Sociedade.
No dia 8 de março, das 14h às 15h45, Edgar Dutra Zanotto, docente no Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, coordena a apresentação dos temas relativos ao eixo 7 "Formação de Pessoas para CT&I". A programação completa está no site da CECTI-SP, https://bit.ly/3wsDVTQ.
A comissão organizadora do evento estadual tem a participação da UFSCar, representada por Tania Salvini, docente no Departamento de Fisioterapia, indicada pela Reitoria da Universidade. Salvini ressalta o importante apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp) para realizar o evento e destaca essa participação de representantes de instituições públicas e privadas envolvidas com Ciência, Tecnologia e Inovação. "As nossas expectativas são boas, e esperamos que os resultados do evento auxiliem no diagnóstico e planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento da CT&I no estado de SP", pontua a representante da UFSCar, acrescentando como a atividade também contribuirá com a conferência nacional apresentando propostas e reflexões a partir das experiências paulistas. 
As inscrições para a CECTI-SP devem ser feitas pelo site https://bit.ly/3uO5aHS. O local das atividades presenciais será o auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que fica na Av. Escola Politécnica, 82, Jaguaré, na cidade de São Paulo. As atividades online acontecem pela plataforma Zoom.

Conferência Nacional
A 5ª edição da CNCTI será realizada entre os dias 4 e 6 de junho. O objetivo do evento é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, para propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030. Além disso, a Conferência é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no País e seus rumos nos próximos anos.Vários eventos preparatórios estão sendo organizados em diferentes estados brasileiros, semelhantes à CECTI-SP. Após a consolidação das contribuições dessa etapa, ela será apresentada na conferência nacional.
"É um momento muito importante para a Ciência brasileira, e neste momento gostaria de incentivar a participação da comunidade da UFSCar. Sabemos que, frequentemente, condições como a escassez de recursos, a sobrecarga de tarefas, dificultam essa nossa inserção em debates fora de nossas áreas específicas, mas estamos diante de grandes oportunidades, e necessidades, de transformação no modo de fazer e avaliar a Ciência, e é só a nossa participação que permitirá avanços na direção que valorizamos", convida a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira.
As informações completas sobre a 5ª CNCTI estão disponíveis no site https://5cncti.org.br.

anexos:

Docentes da UFSCar atuam na organização e promoção de atividades no evento (Divulgação)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4