2024-01-12 11:48:09.0

EnvelheCiência: Docente da UFSCar fala sobre o Programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas

Artigo cita iniciativa que visa transformar os ambientes urbanos em espaços inclusivos e acessíveis

Você já ouviu falar sobre o Programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas, uma iniciativa pioneira da Organização Mundial da Saúde (OMS)? Sabe qual a importância de criar locais que incentivem o envelhecimento ativo e saudável, permitindo que as pessoas idosas participem plenamente da vida comunitária? E como implantar ações como esta em cidades brasileiras?
Estas reflexões estão no artigo mensal de Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para a coluna "EnvelheCiência", uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição. A iniciativa visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação do mês - "O que são as cidades amigas das pessoas idosas?" -, a pesquisadora fala sobre os benefícios do Programa da OMS, com foco em três pilares fundamentais: saúde, segurança e participação.
Também cita cidades do Brasil que já possuem o selo Cidade Amiga dos Idosos da OMS, e traz reflexões para que mais municípios implementem medidas que promovam o envelhecimento saudável e aprimorem a qualidade de vida de pessoas com 60 anos ou mais.
O artigo está disponível para leitura no site do ICC (https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia/o-que-sao-as-cidades-amigas-das-pessoas-idosas).
Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.
Contato para esta matéria: Adriana Arruda  Telefone: (16) 33518478  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4