2023-12-13 10:37:40.0

EnvelheCiência: Artigo de docente da UFSCar fala sobre projeto que apresenta curso de formação sobre envelhecimento e demências

Capacitação visa disseminar o conhecimento científico para educadores e estudantes; projeto piloto será implantado em São Carlos (SP)

Com o intuito de aumentar entendimento acerca do processo de envelhecimento e das demências, cientistas do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (Laben) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresentam o projeto EnvelheCiência.
A iniciativa inclui, além da coluna semanal de divulgação científica, publicada no site do Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade, um curso de formação de professores, com temáticas voltadas ao envelhecimento, disseminando Ciência para educadores e estudantes.
A capacitação está em consonância com os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será oferecida como um projeto piloto para duas escolas da rede municipal de educação da cidade de São Carlos (SP): as escolas municipais de educação básica Carmine Botta e Dalila Galli. 
Este projeto foi o foco do artigo mensal (https://bit.ly/projeto-envelheciencia) de Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar e líder do Laben, para a coluna "EnvelheCiência", uma parceria com o ICC. Esta colaboração visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação do mês - "Projeto 'EnvelheCiência': por que e para que?" -, a pesquisadora traz mais detalhes sobre a iniciativa, sua importância na sociedade e perspectivas. 
O artigo está disponível para leitura no site do ICC, em https://bit.ly/projeto-envelheciencia.
Mais informações sobre a coluna EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.
Contato para esta matéria: Adriana Arruda  Telefone: (16) 33518478  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4