2023-12-13 10:37:25.0

Programa de debates da UFSCar fala sobre futebóis, diversidade e inclusão

Novo episódio do Conexão Federal comemora os 10 anos do ProFut da Universidade, com reflexões sobre o futebol à luz das Ciências Humanas

Em 2023, o Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) completa 10 anos de existência. Para relembrar histórias e desafios e celebrar conquistas, o "Conexão Federal" (https://bit.ly/conexao-federal-profut) recebe Osmar Moreira de Souza Júnior, coordenador do ProFut e docente no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Instituição, e Luiz Felipe Eduardo Fernandes, estudante de Filosofia da UFSCar.
O produto, em formato videocast, tem o objetivo de fomentar debates construtivos, por meio da disseminação de iniciativas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão do ambiente universitário, e entender como elas se relacionam com a vida das pessoas.
Ao longo do episódio, os convidados conversam com a jornalista do Instituto da Cultura Científica (ICC), Adriana Arruda, sobre ações realizadas pelo Grupo ao longo dos anos, que englobam debates e pesquisas sobre o futebol à luz de referenciais das Ciências Humanas, em campos como Pedagogia do Esporte, Antropologia, Sociologia e Filosofia.
Alguns dos destaques da conversa são o futebol callejero (com foco em regras que trazem inclusão e respeito às pessoas participantes) e o projeto "Futebóis e Diversidade". A atividade recebe, semanalmente no Campus São Carlos, todas as pessoas interessadas por futebol para praticar o esporte de maneira inclusiva, acolhedora e democrática, enfatizando a importância de sua diversidade.
O episódio completo pode ser assistido em https://bit.ly/conexao-federal-profut.
A série tem periodicidade mensal, com publicação no YouTube (https://bit.ly/conexao-federal), Instagram (instagram.com/ufscaroficial) e outras redes sociais da UFSCar, e também no Portal da UFSCar (ufscar.br) e site do ICC (icc.ufscar.br). Além da íntegra de cada episódio, vários "cortes" são publicados no Instagram, para fomentar o engajamento do público com a temática selecionada.
A iniciativa é uma realização do ICC, com o apoio do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar).Sugestões de temas para os próximos episódios do videocast podem ser feitas pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.

anexos:

Episódio comemora os 10 anos do ProFut (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Adriana Arruda  Telefone: (16) 33518478  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4