2023-12-13 10:32:19.0

Ingresso na licenciatura em Música da UFSCar passa a fazer parte do SiSU

Curso desenvolve habilidades para formação de musicistas e educadores

Quem prestou a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderá se candidatar, a partir de 2024, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a uma das vagas ofertadas no curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Antes, os candidatos tinham que prestar as provas do Enem e também a prova de habilidades musicais para ingressarem.
"A música, especialmente em países que sofreram uma colonização exploratória, como o Brasil, ainda é vista muitas vezes como algo elitizado e rodeado de uma aura de complexidade que a torna difícil de alcançar. O objetivo de um curso como a licenciatura em Música da UFSCar é mudar esse quadro no âmbito social, popularizando o acesso e mostrando às pessoas que a música não é um luxo de poucos e sim um direito de todos e todas", explica Antonio Carlos Leme Jr, professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. Este ano, foi lançado um perfil no Instagram (@licenciatura_em_musica_ufscar), que reúne algumas atividades do curso como, por exemplo, a participação de professores e alunos no Universidade Aberta da UFSCar.
A licenciatura em Música da UFSCar é um curso de graduação presencial, oferecido em período integral, com previsão de duração de quatro anos (oito semestres). O curso oferta 24 vagas anuais e visa garantir ao egresso um amplo panorama de habilidades voltadas para a atuação como musicista e educador. "Trata-se de uma licenciatura que tem como pilares: conhecimentos específicos de música, conhecimentos pedagógico-musicais e de pesquisa", define Renata Franco Severo Fantini, professora do DAC e Coordenadora do curso. "O campo específico abrange disciplinas como Percepção Musical, Rítmica, Instrumento harmônico, entre outras. Do campo pedagógico podemos citar as disciplinas de Vivências em Educação Musical e as de Educação Musical para infância, adolescentes e jovens, adultos e idosos".
Além das disciplinas, o curso "tem como característica o desenvolvimento de projetos de extensão de aulas ou de prática musical voltados ao desenvolvimento musical de pessoas de todas as idades das comunidades interna e externa à Universidade. São exemplos a Orquestra Experimental da UFSCar, Prática de Samba, Big Boom Orchestra e cursos de iniciação musical no Laboratório de Musicalização", elenca a docente.
No mercado de trabalho, os egressos da licenciatura em Música UFSCar têm atuado como professores da rede pública e particular do Ensino Fundamental, bem como produzindo eventos e tocando profissionalmente, além de atuarem em escolas de música e projetos sociais nas áreas de Educação e Cultura.

Informações
O curso de Música constará no próximo Termo de Adesão ao SiSU, já publicado pela UFSCar. As pessoas interessadas em ingressar poderão ter informações como a distribuição de vagas pela reserva de vagas e ampla concorrência, bem como os pesos das notas em cada uma das habilidades do Enem. Mais informações também podem ser consultadas na página da Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG), em www.ingresso.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ingresso@ufscar.br.
Confira os cursos oferecidos pela UFSCar no site www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos.
Mais informações sobre o curso de licenciatura em Música da UFSCar também podem ser consultadas no site www.ccmus.ufscar.br e no perfil do Instagram @licenciatura_em_musica_ufscar.

anexos:

Professores e alunos durante ação no Universidade Aberta (Foto: Antonio C. Leme Jr)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4