2023-11-16 11:45:26.0

Pesquisa da UFSCar investiga habilidade de reconhecer emoções

Estudo convida voluntários para participação presencial no Campus São Carlos

Como reconhecemos as emoções? Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está buscando voluntários para realizar tarefas de memória no computador; o intuito é investigar a memória para rostos com expressões emocionais.
"As habilidades de identificar e memorizar emoções em faces é relevante para estabelecer relações interpessoais. Essas habilidades nos permitem ter uma resposta adequada em contextos ou situações de carga emocional, por exemplo, quando discutimos com alguém", conta Lívia Valenti, pós-doutoranda, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e responsável pela coleta de dados. "Poucos estudos avaliaram como julgamos nossa própria capacidade de memória e como nosso estado de humor, como sintomas de ansiedade, afeta essa habilidade. Portanto, o estudo auxiliará no conhecimento do funcionamento da nossa memória emocional", explica a pesquisadora.
O estudo, intitulado "Metacognição da memória de trabalho e do reconhecimento da emoção em faces: indicadores de depressão e ansiedade" (https://bit.ly/47mfioR), é supervisionado pela docente Patrícia Waltz Schelini, do DPsi/UFSCar, tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
Podem participar do estudo voluntários entre 18 e 60 anos, que estejam cursando ou tenham finalizado o Ensino Superior. Na pesquisa, os participantes realizarão uma tarefa de memória e identificação de emoções em rostos, além de responder a questionários sobre suas habilidades mnemônicas (isto é, de memorização) e seu estado de humor durante as últimas semanas. A participação é presencial, no Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição, no Departamento de Psicologia da UFSCar, localizado na área Sul do Campus São Carlos, e tem duração aproximada de 35 minutos.
Interessados podem preencher o formulário online https://bit.ly/3Qs8peP. As pesquisadoras entrarão em contato com os voluntários após o preenchimento do formulário. Não haverá custo ou compensação financeira. Entretanto, as despesas com o deslocamento até o local de participação, quando for o caso, serão ressarcidas no dia da pesquisa.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails da pesquisadora responsável, Lívia Valenti (liviavalenti@ufscar.br), e da pesquisadora colaboradora Lívia Piai (liviapiai@estudante.ufscar.br). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 66584322.8.0000.5504 e CAAE: 66584322.8.3001.5407).

anexos:

Habilidade de reconhecer emoções influencia nas relações interpessoais (Foto: Pixabay)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4