2023-08-25 19:01:38.0

Plataforma Alumni UFSCar já reúne quase 3 mil usuários

Espaço virtual promove conexões e fortalece rede de egressos da Universidade

Quase três mil usuários moradores de 32 países diferentes já criaram seus perfis na plataforma Alumni UFSCar, lançada recentemente pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A rede social exclusiva, que é interativa, dinâmica, em permanente movimento, conecta a comunidade da UFSCar, por meio de perfis - pessoais e profissionais - em um ambiente amigável e intuitivo. "Essa ideia vem sendo gerada há vários anos e, hoje, a Alumni UFSCar é uma realidade na trajetória da UFSCar. Temos egressos de todos os anos, desde 1970, cadastrados na plataforma. São pessoas que passaram pelos quatro campi da UFSCar - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, localizado na cidade de Buri, de 49 cursos de graduação. Ainda há centenas de especialistas, mestrandos e doutorandos que se pós-graduaram pela Universidade", destaca Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da UFSCar.
A plataforma recém-lançada oferece um feed personalizado a cada usuário cadastrado. Por meio dele, é possível acompanhar as postagens de outros membros e conteúdos especiais. Também é permitida a troca de mensagens públicas ou privadas com outros perfis cadastrados. A rede, que visa fortalecer a comunidade UFSCar por meio de conexões duradouras entre os ex-estudantes e um envolvimento contínuo com a vida da Universidade, possibilita reencontrar colegas de classe - pesquisando por turma, por curso, por ano de ingresso, ou até mesmo por área de atuação e localização geográfica.
Na Alumni UFSCar, ainda há álbum de fotos e vídeos antigos e atuais, notícias da Universidade, bem como dos egressos em destaque. Além disso, é possível compartilhar experiências, lembranças, memórias, histórias interessantes, momentos engraçados ou emocionantes, assim como conquistas profissionais, publicações, prêmios ou novos projetos. Conselhos, orientações e outras colaborações, como oportunidades de emprego e de atualização profissional, assim como eventos, também são assuntos pertinentes à rede.
Em um vídeo publicado na plataforma, Yukio Meira, Head de Serviços de Inovação do Onovolab e formado em Ciência da Computação na UFSCar, relatou as lembranças que lhe dão saudades da época de estudos na Federal. "A UFSCar me possibilitou ter contato com muita gente de realidades muito diferentes. Me mudou como ser humano e hoje eu levo isso comigo. Outras coisas que acabaram sendo super importantes para mim, de experiências mesmo que a faculdade me trouxe, foi o contato com o empreendedorismo e a abertura do ecossistema de inovação", ressaltou.
Já Edinaldo dos Santos Rodrigues, Indígena da etnia Xukuru do Ororubá e psicólogo em saúde indígena formado pela UFSCar, em conteúdo postado na Alumni UFSCar, lembrou que a universidade significa muito em sua vida e em sua trajetória acadêmica. "Até hoje eu tenho muitas boas lembranças. É extremamente importante que se criem instrumentos para que o encontro com os estudantes indígenas que já passaram aqui na UFSCar possam se encontrar com os atuais, possam dividir experiências, porque o que eles estão passando hoje a gente passou lá atrás, há 15 anos", lembrou o psicólogo que entrou na UFSCar através do primeiro Vestibular Indígena, realizado pela instituição em 2008.
Na Alumni UFSCar, criada e gerenciada com o suporte da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI) da UFSCar, podem se cadastrar egressos, atuais estudantes da UFSCar, servidores, além de unidades da Universidade e empresas. "Nós queremos possibilitar que os egressos possam ajudar os estudantes que estão na Universidade, através de trocas de experiências, contando como foi a formação na UFSCar e a entrada no mercado de trabalho, pois esses relatos nos ajudarão a construir uma Universidade cada vez melhor. De todos os egressos cadastrados, 80% manifestaram o desejo de colaborar. Isso vai ao encontro da nossa expectativa", diz Ana Beatriz de Oliveira. Para acessar esses serviços, basta entrar na Plataforma Alumni e cadastrar-se pelo link www.alumni.ufscar.br.

anexos:

Plataforma Alumni UFSCar já reúne quase 3 mil usuários. Imagem: Divulgação
Contato para esta matéria: Eduardo Sotto Mayor  Telefone: (16) 33519074  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4