2023-08-26 08:00:00.0

UFSCar prorroga inscrições para Curso Online de Aperfeiçoamento em Certificação e Licenciamento Ambiental

Aulas começam em 16 de setembro

Para garantir a conservação e proteção do meio ambiente, promover a sustentabilidade das atividades humanas e viabilizar um desenvolvimento econômico mais responsável e consciente dos impactos ambientais, a capacitação de profissionais para atuar com Certificação e Licenciamento Ambiental é de extrema importância. A certificação e o licenciamento ambiental visam garantir que atividades humanas, como empreendimentos industriais, obras de infraestrutura, agricultura, mineração, dentre outros, sejam realizadas de forma a minimizar impactos negativos sobre o meio ambiente. Nesse caso, profissionais qualificados podem avaliar os possíveis impactos e propor medidas mitigadoras para proteger ecossistemas sensíveis, espécies ameaçadas e recursos naturais, além de auxiliar organizações a seguirem as normas ambientais, evitando problemas legais. Profissionais treinados ainda podem identificar riscos potenciais, que podem gerar altos custos financeiros e impactos negativos para a imagem das empresas, e propor estratégias para evitá-los ou minimizá-los.
Para atender essa demanda, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com matrículas abertas para a turma de 2023 do curso de pós-graduação em Aperfeiçoamento em Certificação e Licenciamento Ambiental. O período de inscrições foi prorrogado e as aulas estão previstas para começar em 16 de setembro de 2023.  Ofertada pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, a capacitação aborda de forma aprofundada e prática diversos temas, como conceitos de meio ambiente e sustentabilidade, além de temáticas relacionadas ao direito e à legislação ambiental brasileira, desde a sua evolução histórica, passando por princípios fundamentais e políticas públicas, até responsabilidades e resolução de conflitos. Os módulos também tratam de procedimentos de licenciamento, como avaliar e produzir relatórios de impactos, assim como da gestão integrada de resíduos sólidos e métodos para implementar gerenciamento com ênfase na valorização, reutilização, reciclagem e recuperação energética e de biomassa.
Sistemas de certificação, a série de normas ISSO, auditorias, o papel da sociedade no monitoramento de sistemas, a gestão ambiental empresarial integrada à economia circular e o ecodesign estão dentre os conteúdos presentes na pós-graduação. Temáticas como o tratamento de rejeitos, poluição, o mercado de carbono, o reuso das águas e o efeito estufa também são abordadas ao longo da capacitação, dentre outras. Os profissionais formados no curso estarão aptos a conduzir processos de certificação e licenciamento ambiental de empreendimentos de diferentes portes, além de compreender a aplicação dos instrumentos de gestão de resíduos associados.
Podem participar aqueles que já atuam na área ambiental, que trabalham em indústrias, empresas de engenharia e consultoria, escritórios de advocacia, órgãos de saneamento, meio ambiente, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, ou prefeituras, assim como qualquer pessoa com nível superior de outras áreas com interesse em aprimorar seus conhecimentos. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, em formato online, com total interação entre os professores e os estudantes. A carga horária total do curso é de 192 horas, distribuídas ao longo de um ano. Os interessados podem se inscrever pelo site www.licenciamentoambiental.ufscar.br. Na página, também há mais informações sobre o corpo docente, o calendário previsto e os investimentos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail itamar@ufscar.br.

anexos:

UFSCar prorroga inscrições para Curso de Certificação e Licenciamento Ambiental. Imagem: Divulgação
Contato para esta matéria: Eduardo Sotto Mayor  Telefone: (16) 33519074  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4