2023-08-10 09:54:39.0

Clube de Cinema e Literatura debate episódios de séries sobre Ciência

Sessões acontecem no Campus São Carlos da UFSCar e são abertas ao público

O grupo Programa de Educação Tutorial - Licenciatura em Física (PET-LiF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove, em agosto, duas sessões do Clube de Cinema e Literatura, exibindo e debatendo dois episódios de séries com o tema da Ciência. As atividades ocorrem nos dias 10 e 24 de agosto, a partir das 13 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), localizado próximo ao Departamento de Física, na área Norte do Campus São Carlos. A atividade vale como horas complementares para estudantes de cursos de graduação de qualquer área e também é aberta ao público em geral.
A obra retratada no dia 10/8, quinta-feira, é o episódio "Enxame", da 3ª temporada da série de curtas sci-fi da Netflix "Love, Death and Robots". Segundo os organizadores, trata-se de uma obra que coloca em xeque a noção de domínio da humanidade sobre a natureza, versando sobre a ética na expansão da espécie humana e as contradições lógicas da submissão. 
A obra escolhida para o dia 24/8, quinta-feira, é o episódio "Rakka", da série sci-fi de curtas em cenários pós-apocalípticos "Oats Studios". A produção discute a possibilidade de uma invasão à Terra por uma espécie com uma mentalidade tão agressiva quanto a humana, expondo a dicotomia e as camadas dos agressores e dos oprimidos, discutindo nessa nova ótica as atrocidades das práticas humanas. 
É recomendado que os participantes assistam às obras antes do evento, mas os episódios serão exibidos, numa pequena sessão de cinema de 20 minutos, já que as obras são curtas-metragens. Após a exibição, será aberta a discussão de ideias, opiniões e reflexões filosóficas no intuito de construir diálogos da percepção e compreensão da humanidade. Mais informações sobre as atividades do Clube de Cinema e Literatura estão no perfil do Instagram @pet.lif_ufscar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail petlif@ufscar.br.

anexos:

Atividades do Clube são gratuitas e abertas ao público (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4