2023-08-08 11:38:47.0

EnvelheCiência: Artigo de docente da UFSCar traz informações sobre como cuidar de quem cuida

Texto aponta sinais e sintomas que mostram sobrecarga da pessoa cuidadora e estratégias eficazes para lidar com a situação

Os cuidados cotidianos direcionados a pessoas com demência são desafiadores e complexos, o que comumente causa sobrecarga emocional e física para quem assume esse papel.
Nesta direção, mais do que olhar para as pessoas com a doença, é preciso, também, entender a importância de cuidar de quem cuida, algo essencial para o bem-estar de todas as pessoas envolvidas com a situação. 
Estas reflexões estão no artigo mensal de Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para a coluna "EnvelheCiência", uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição. A iniciativa visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação do mês - "Como cuidar de quem cuida?" -, a pesquisadora aponta os principais sinais e sintomas que mostram sobrecarga da pessoa cuidadora e estratégias eficazes para lidar com a situação, que vão desde autocuidado, até busca de apoio e suportes.
O artigo está disponível para leitura no site do ICC (https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia/como-cuidar-de-quem-cuida).
Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.
Contato para esta matéria: Adriana Arruda  Telefone: (16) 33518478  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4