2023-08-11 11:30:23.0

Tensões territoriais do interior de SP são tema de exposição na UFSCar

Mostra "Terra Rasgada" reúne obras de jovens artistas na Biblioteca do Campus Sorocaba

Como as relações de conflito e as tensões territoriais e ecossociais da região de Sorocaba e do interior do Estado de São Paulo refletem na cultura, no meio ambiente e nas relações entre a população local? Essa é uma das questões abordadas na mostra "Terra Rasgada", em cartaz até o dia 5 de setembro na Biblioteca (B-So) do Campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 
O nome da exposição é inspirado na palavra Sorocaba, de origem do Tupi-guarani, que significa "terra rasgada". Os temas das obras expostas - quadros, esculturas etc. - dialogam sobre o aumento da especulação imobiliária, danos ambientais e desigualdade social. Assim, o corpo da mostra é formado por artistas nascidos e/ou residentes em cidades do interior paulista, como Sorocaba e Jundiaí, e que de diferentes formas discutem o conflito e a violência presentes no processo de urbanização a partir do desenvolvimento econômico nas cidades do interior paulista. A mostra reúne obras de Dani Shirozono, Jeff Barbato, Lucas Souza e Marília Scarabello, e tem texto curatorial de Allan Yzumizawa. 
A entrada é gratuita e aberta ao público e a exposição pode ser vista no horário de funcionamento da B-So: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas. Saiba mais no site da B-So (www.bso.ufscar.br/eventos/exposicao-terra-rasgada), no Instagram @rasgadaterra, no YouTube do Brecha Cultural (https://encurtador.com.br/akW14) e YouTube da B-So (https://youtu.be/5ahtmLFtvoA).

anexos:

Cartaz do evento, gratuito e aberto ao público (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4