2023-08-04 08:30:00.0

UFSCar abre matrículas para Curso de Aperfeiçoamento em Certificação e Licenciamento Ambiental

Aulas começam neste mês de agosto

Para garantir a conservação e proteção do meio ambiente, promover a sustentabilidade das atividades humanas e viabilizar um desenvolvimento econômico mais responsável e consciente dos impactos ambientais, a capacitação de profissionais para atuar com Certificação e Licenciamento Ambiental é de extrema importância. A certificação e o licenciamento ambiental visam garantir que atividades humanas, como empreendimentos industriais, obras de infraestrutura, agricultura, mineração, dentre outros, sejam realizadas de forma a minimizar impactos negativos sobre o meio ambiente. Nesse caso, profissionais qualificados podem avaliar os possíveis impactos e propor medidas mitigadoras para proteger ecossistemas sensíveis, espécies ameaçadas e recursos naturais, além de auxiliar organizações a seguirem as normas ambientais, evitando problemas legais. Profissionais treinados ainda podem identificar riscos potenciais, que podem gerar altos custos financeiros e impactos negativos para a imagem das empresas, e propor estratégias para evitá-los ou minimizá-los.
Para atender esta demanda, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com matrículas abertas para a turma de 2023 do curso de pós-graduação em Aperfeiçoamento em Certificação e Licenciamento Ambiental. Ofertada pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, a capacitação aborda de forma aprofundada e prática diversos temas, como conceitos de meio ambiente e sustentabilidade, além de temáticas relacionadas ao direito e à legislação ambiental brasileira, desde a sua evolução histórica, passando por princípios fundamentais e políticas públicas, até responsabilidades e resolução de conflitos. Os módulos também tratam de procedimentos de licenciamento, como avaliar e produzir relatórios de impactos, assim como da gestão integrada de resíduos sólidos e métodos para implementar gerenciamento com ênfase na valorização, reutilização, reciclagem e recuperação energética e de biomassa.
Sistemas de certificação, a série de normas ISSO, auditorias, o papel da sociedade no monitoramento de sistemas, a gestão ambiental empresarial integrada à economia circular e o ecodesign estão dentre os conteúdos presentes na pós-graduação. Temáticas como o tratamento de rejeitos, poluição, o mercado de carbono, o reuso das águas e o efeito estufa também são abordadas ao longo da capacitação, dentre outras. Os profissionais formados no curso estarão aptos a conduzir processos de certificação e licenciamento ambiental de empreendimentos de diferentes portes, além de compreender a aplicação dos instrumentos de gestão de resíduos associados.
Podem participar aqueles que já atuam na área ambiental, que trabalham em indústrias, empresas de engenharia e consultoria, escritórios de advocacia, órgãos de saneamento, meio ambiente, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, ou prefeituras, assim como qualquer pessoa com nível superior de outras áreas com interesse em aprimorar seus conhecimentos. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, em formato online, com total interação entre os professores e os estudantes. A carga horária total do curso é de 192 horas, distribuídas ao longo de um ano, com início previsto para 19 de agosto de 2023.Os interessados podem se inscrever pelo site www.licenciamentoambiental.ufscar.br. Na página também há mais informações sobre o corpo docente, o calendário previsto e os investimentos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail itamar@ufscar.br.

anexos:

UFSCar abre matrículas para Curso de Certificação e Licenciamento Ambiental. Imagem: Divulgação
Contato para esta matéria: Eduardo Sotto Mayor  Telefone: (16) 33519074  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4