2023-08-07 13:03:59.0

Cinema independente afro-americano é tema de palestra com professor da Columbia University

Evento acontece nesta quarta-feira, dia 9/8, na UFSCar

No dia 9 de agosto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a palestra "Glória esquecida: o cinema independente afro-americano (1912-1952)", com o professor Richard Peña, da Columbia University, dos Estados Unidos. Na ocasião, Peña abordará o desenvolvimento do cinema independente afro-americano, cuja história remonta ao início do século XX. Segundo a organização, trata-se de um capítulo notável, embora pouco conhecido, do cinema estadunidense, caracterizado por especificidades que revelam a segregação racial do país norte-americano. 
A palestra acontece a partir das 16 horas, no auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar; é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e será em Português.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar e organizado pelo grupo de pesquisa Cinemídia, com atuação de seus membros: Flávia Cesarino Costa, Luciana Corrêa de Araújo, Suzana Reck Miranda, Samuel Paiva, todos docentes do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar; e do professor Guilherme Libardi, do PPGIS/UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ppgis@ufscar.br.

Sobre o palestrante
Richard Peña é Diretor Emérito do New York Film Festival e Professor da Columbia University, em Nova York, onde leciona, desde 1989, nas áreas de teoria do cinema e cinema mundial. Entre 1988 e 2012, trabalhou como diretor do New York Film Festival e também como diretor de programação da Film Society, do Lincoln Center, quando fez curadoria de inúmeras retrospectivas de realizadores como Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami, Youssef Chahine, Jean Eustache e Ritwik Ghatak, e mostras dedicadas aos cinemas africano, chinês, cubano, soviético e argentino, entre outros. Atuou como Professor Visitante em instituições nos Estados Unidos e em outros países, a exemplo de Princeton University, Harvard University, Université de Paris-Sorbonne, Universidade de São Paulo, Beijing University e Jadavpur University. Ao longo de sua carreira, tem abordado o cinema brasileiro e latino-americano em diversos cursos, palestras e publicações.

anexos:

Evento é presencial e gratuito (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4