2023-08-03 06:06:56.0

Docentes e pesquisadores da UFSCar participam do novo Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa

Material foi recentemente publicado pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente para toda a população

Foi lançado, recentemente, pelo Ministério da Saúde, o novo Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa. A elaboração do material teve a participação de especialistas sobre o tema, incluindo docentes e pesquisadores dos departamentos de Gerontologia (DGero) e Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O material tem acesso online e gratuito para toda a população.
O Guia aborda temas como aspectos gerais do envelhecimento, autocuidado, orientações para cuidadores de pessoas idosas e rede de apoio para essas pessoas. "Esse é o primeiro guia que aborda os cuidados em relação ao processo de envelhecimento produzido pelo Ministério da Saúde e colaboradores", afirma Aline Gratão, docente do DGero que coordena o projeto iSupport-Brasil (https://encurtador.com.br/cegmn) - ferramenta online e gratuita de apoio e treinamento de habilidades na área de saúde mental e bem-estar de cuidadores familiares e amigos de pessoas que vivem com demência. De acordo com Gratão, o objetivo do material é oferecer conhecimento básico ao leitor sobre cuidados necessários nas diferentes dimensões da vida da pessoa idosa e sobre o processo de envelhecimento.
A docente explica que, diante do envelhecimento acelerado no Brasil e suas consequências para pessoas idosas, instituições e familiares, é preciso enfatizar a importância de conhecer o processo de envelhecimento e os cuidados necessários. "O Brasil ainda não tem profissionais e serviços preparados para acompanhar a evolução do envelhecimento nacional e, por isso, o Guia pode ser um recurso importante para aqueles que envelhecem e/ou acompanham esse envelhecimento direta ou indiretamente", destaca Gratão.
No trabalho em andamento no projeto iSupport-Brasil, que envolve grupos e profissionais de diferentes instituições brasileiras, um dos objetivos da equipe foi auxiliar na elaboração desse material, considerado um conteúdo importante, atualizado e que deve ser divulgado para todos. "Os departamentos de Gerontologia e Psicologia da UFSCar, junto a outras instituições, foram protagonistas na organização e elaboração deste Guia", reconhece a professora. 
O material é voltado a pessoas idosas, familiares, profissionais e demais interessados pela temática. É gratuito e pode ser acessado na biblioteca virtual do Ministério da Saúde, neste link (https://encurtador.com.br/sKNR8).

anexos:

Material é acessível à população gratuitamente (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4