2023-08-30 08:59:48.0

Educação, Democracia e Direitos Humanos são tema de curso online e gratuito

Formação, com certificado, recebe inscrições

O Núcleo de Formação de Professores, em parceria com o canal do YouTube "A ciência da CF88", ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove de setembro a novembro o curso online "Educação, Democracia e Direitos Humanos". As aulas serão online, síncronas (ao vivo), às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, através do canal www.youtube.com/c/ACiênciadaCF88. As inscrições, gratuitas, estão abertas no formulário https://encurtador.com.br/aejrx.
O curso tem carga horária de 30 horas e aborda tópicos sobre: educação em Direitos Humanos; acessibilidade e formação de professores e de gestores; educação constitucional; educação para a democracia; educação ambiental; educação especial; educação e tecnologia.
"Educação, Democracia e Direitos Humanos formam um conjunto único, como se não pudessem ser desligados, porque são a articulação entre recursos, meios, valores essenciais de qualquer sociedade moderna e organizada socialmente para promover a inteligência social. Esses também são os objetivos, as metas e os meios (direitos fundamentais) e recursos (garantias) previstos na Constituição Federal de 1988", explica Vinício Carrilho Martinez, professor do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e coordenador do canal do YouTube "A ciência da CF88".
A formação é aberta a todo o público interessado. "No curso não temos restrições para as inscrições; digamos que do Ensino Médio até o pós-doutorado. Realmente, contamos muito com a diversidade e heterogeneidade nos cursos. Nosso objetivo é, acima de tudo, difundir o conhecimento, popularizar a ciência, ultrapassar o formalismo e os limites burocráticos da universidade", explica o coordenador. 
As aulas também serão gravadas e ficarão disponíveis com acesso livre e gratuito no canal do Youtube (https://www.youtube.com/c/ACienciadaCF88). "Aliás, há muitos outros cursos disponíveis, na íntegra, gratuitamente. Somente pedimos que acessem o canal, façam suas inscrições e ajudem na divulgação do conteúdo - que é bastante diverso e plural", salienta o professor da UFSCar.

Certificado e inscrições
Haverá certificado de participação para o curso "Educação, Democracia e Direitos Humanos" para quem cumprir, pelo menos, 70% de frequência das aulas síncronas (ao vivo).
As inscrições devem ser feitas até o final de agosto. Em seguida, todos as pessoas inscritas serão convidadas (por e-mail) a participarem do grupo ampliado, numa sala do Google Classroom. Dúvidas podem ser esclarecidas com o professor Vinício Martinez pelo e-mail vinicio@ufscar.br.

anexos:

Formação é ofertada por canal no YouTube (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4