2023-07-05 11:19:26.0

Projeto da UFSCar sobre meditação e arte para a produção do bem viver recebe inscrições

Inscrições, gratuitas, são abertas ao público

O projeto "Contemplando Horizontes: saberes ancestrais, meditação e arte para o cultivo do bem viver e da cultura de paz", promovido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas a quem tenha interesse em desenvolver e aprofundar práticas meditativas numa relação com processos expressivos e de diálogos para a produção do bem viver. 
As atividades têm início no dia 11 de julho e serão oferecidas gratuitamente, às terças-feiras, das 10h30 às 12 horas, no Teatro de Bolso, localizado no prédio do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Os encontros acontecem até 5 de setembro e depois serão retomados em 10 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/rBFM1. 
"A partir da nossa necessidade comum de pertencimento, acolhimento e cuidado, o projeto Contemplando Horizontes visa criar um espaço e tempo de encontro e sociabilidade para o cultivo de diálogos apreciativos, possíveis de serem realizados a partir de vivências e práticas contemplativas/meditativas", afirma o professor Eduardo Conegundes de Souza, do DAC, que coordena o projeto, aprovado no edital do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape).
Ao longo dos encontros serão realizadas práticas de atenção e consciência que fazem uso do silêncio, de processos apreciativos e expressivos como forma de acessarmos nosso mundo interno, reconhecermos nossos estados físicos, mentais e emocionais para uma maior integração entre corpo e mente e, consequentemente, para um maior equilíbrio mental e de consciência das experiências nas relações com o mundo. 
O professor que coordena o projeto tem pesquisas ligadas à música, corporeidade, produção de presença e bem viver. Em suas pesquisas, tem observado a relação das artes com as práticas de meditação e integração entre corpo, mente, ciência e espiritualidade. Com isso, as atividades do projeto pretendem dar vazão a processos expressivos, reflexivos e de autoconhecimento para o cultivo do bem viver e de uma cultura de paz.
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4