2023-07-13 10:49:39.0

Livro aborda perspectiva dialógica na tradução e interpretação de línguas de sinais

Obra foi lançada em versão impressa pela Hucitec e também em versão digital gratuita

Foi lançado em junho, pela editora Hucitec, o livro "Perspectiva dialógica nos estudos da tradução e interpretação da língua de sinais", apresentando pesquisas que adotam a perspectiva dialógica da linguagem, construída a partir da leitura das obras do filósofo russo Mikhail Bakhtin e seu Círculo, composto por linguistas, dramaturgos, filósofos e comunicólogos no início do século XX, para a compreensão e pesquisa da tradução e interpretação de línguas de sinais. 
A publicação, que também tem versão online gratuita, foi organizada pelo docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Vinícius Nascimento, e publicada na versão impressa na coleção Linguagem, Corpo e Estética (LiCorEs) da Editora Hucitec, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - onde Nascimento também é docente permanente - e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 
São oito capítulos, que versam sobre as contribuições da perspectiva dialógica para o conceito de tradução, a atuação de intérpretes, tradutores e guias-intérpretes a partir da leitura dos conceitos, ética e estética de Bakhtin e os gêneros do discurso em Libras e videossinalizada; também são abordados a interpretação da Libras na TV a partir da perspectiva de intérpretes surdos, a formação de tradutores audiovisuais da Libras por meio da mobilização de conceitos bakhtinianos, o uso de notas de interpretação e aspectos verbo-visuais da Libras no teatro, o acesso do surdo à justiça de uma perspectiva verbo-visual dialógica e a produção e posição discursiva do intérprete e tradutor de Libras na esfera educacional. 
A obra conta com a participação de pesquisadores da UFSCar, da UFSC, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP). A apresentação foi feita pelo organizador e o prefácio, escrito pelo pesquisador, professor, tradutor e linguista bakhtiniano Adail Sobral, da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). 
A versão digital gratuita do livro pode ser acessada no repositório da PGET/UFSC através do link https://encurtador.com.br/iGIX2. A versão impressa pode ser adquirida no site da editora Hucitec, em https://lojahucitec.com.br.

anexos:

Capa do livro, com versão impressa e também digital gratuita (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4