2023-04-28 10:47:44.0

Revista conta experiências de curso de mentoria de diretores de escola

Cadernos de Pedagogia reúne artigos sobre os desafios de diretores e técnicos de secretarias de educação de todo o Brasil

Foi lançada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mais uma edição da Revista Cadernos da Pedagogia, que apresenta o "Dossiê: Mentoria de diretores de escola". A publicação, gratuita e online, reúne as produções de textos relacionados ao curso de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares oferecido, desde 2020, pela UFSCar, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em todo o Brasil. O curso, online, é destinado a todos os diretores e técnicos de secretarias estaduais de Educação.
"Acreditamos que, quando um diretor conversa com outro diretor, ele tem um espaço de troca de experiência e troca de saberes", afirma Maria Cecília Luiz, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, coordenadora do curso e proponente do dossiê que está na Revista Cadernos da Pedagogia. "Diante dos problemas que têm surgido na escola, ainda mais hoje em dia com essa questão da violência e outras questões pós-isolamento social, por vezes, as próprias secretarias de educação dos estados ou a própria universidade não têm uma formação que atenda as demandas urgentes da escola. Então, o curso propicia ao diretor refletir sobre suas práticas e tentar identificar seus desafios cotidianos como o de relacionamentos, de liderança, de financiamento, de gestão de pessoa e com a própria comunidade escolar, em conjunto com os seus pares. Além disso, os diretores aprendem a exercer a escuta ativa e a cultura colaborativa, que são conceitos importantes que estão sendo tratados nos artigos da Revista". 
O eixo norteador dos artigos é o trabalho desenvolvido pelo curso. "Os primeiros artigos são da própria equipe da UFSCar - incluindo professores, alunos de graduação e pós-graduação e professores de outras instituições -, são os textos que esclarecem o nosso referencial teórico e o que pretendemos com a mentoria de diretores. Depois, temos artigos de autores de vários estados brasileiros, com relatos de experiências e pesquisas de secretarias de educação que estão implementando a mentoria de diretores, momento em que eles refletem sobre mudanças de postura e de práticas nos diretores escolares, abordam como está sendo esse diálogo entre diretores e seus pares, além da cultura colaborativa entre a própria secretaria de educação", descreve a docente. Os Cadernos de Pedagogia têm como público-alvo estudantes, profissionais e pesquisadores na área das Licenciaturas e da Educação e demais interessados.
A Revista Cadernos da Pedagogia, que apresenta o "Dossiê: Mentoria de diretores de escola", pode ser acessada na íntegra no site www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/issue/view/43. Dúvidas sobre a publicação e sobre o curso de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares podem ser esclarecidas com a professora Maria Cecília Luiz, pelo e-mail cecilialuiz@ufscar.br.

anexos:

Edição reúne artigos de diretores e técnicos de secretarias de educação do País (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4